TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DA ARTE

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 6

KATIA REGINA DINIZ RODRIGUES

RA: 1158423 - Turma: DGLA1402CAPN


IMPRESSIONISMO E PÓS-IMPRESSIONISMO

PARA O ENSINO DE ARTE

  1. Trabalho      apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para a disciplina de História da Arte: do Impressionismo ao Surrealismo, como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora Maria Lucimara dos Santos.    

Campinas/SP

2015

[pic 1]

Descrição da atividade

Baseado nos estudos realizados e em pesquisas, desenvolva a atividade a seguir.

Faça uma pesquisa na internet em Planos de Aula que contemplem os temas Impressionismo e Pós Impressionismo e escolha um exemplo para cada tema.

Após fazer uma análise criteriosa dos dois Planos de Aula, sobre os conteúdos apresentados e a forma de trabalhar a "Contextualização Histórica", a "Leitura de Imagem" e o "Fazer Artístico" para o ensino de Arte, apresente um texto crítico sobre estes Planos de Aula.

O texto crítico deverá apresentar pontos positivos e/ou negativos a respeito dos Planos de Aula pesquisados, bem como sugestões de como você abordaria o conteúdo em sua futura prática docente.

Resenha Crítica sobre os Planos de Aula escolhidos

Plano de aula: é um instrumento de trabalho do professor, nele o docente especifica o que será realizado dentro da sala, buscando com isso aprimorar a sua prática pedagógica bem como melhorar o aprendizado dos alunos.

Ao analisar o Anexo I – Plano de Aula sobre Impressionismo para o 3º ano do ensino médio, percebi que ele parte do principio que os alunos teriam feito já alguma leitura sobre o assunto. A meu ver, seria mais interessante na primeira aula fazer essa introdução aos alunos com leitura ou apresentação de slides sobre o tema, como mencionados nos objetivos do plano de aula. Pois caso os alunos não tenham feito a leitura antecipada, a aula não teria rendimento. E para a segunda aula, então, já combinar que tragam pesquisa sobre o pedido de referência que consta no plano de aula. Com esse material e conteúdo em mãos, dar continuidade na aula, agora apresentado às pinturas e os poemas, identificando neles os traços impressionistas. Mais uma sugestão seria que numa terceira aula, os alunos realmente entrassem em contato com o tema, pedindo para os alunos fazerem uma pintura ao ar livre, fazer exposição em sala de aula e dialogar com eles sobre as “impressões” de cada um sobre cada pintura realizada.

No Anexo II - Plano de aula sobre impressionismo e pós-impressionismo, neste segundo plano de aula pude perceber que está bem completo e dinâmico. Na primeira aula, fazer os alunos observarem uma pintura sem antecipar o tema, faz com que eles realmente retratem as suas “impressões” sobre a arte. Fazer uma comparação das características de cada movimento faz com que os alunos percebam essa transição e as identifiquem nas obras apresentadas a eles. Coloca-los em contato direto com o tema e realizar pinturas também é uma ótima maneira de perceberem essas características. E o grande final realmente e a organização, por eles, de uma exposição, tendo em vista todos os processos de curadoria, produção, montagem e monitoria. Seria bem interessante se essa exposição fosse aberta a toda escola.


Anexo I – Plano de aula sobre impressionismo

O IMPRESSIONISMO

Dado que nos programas do 12º ano de escolaridade está prevista uma subunidade temática sobre o Impressionismo, é apresentada esta sugestão de resumo com esta vertente prática de utilização numa aula do referido ano.

Deste modo, e pressupondo que os alunos teriam feito algumas leituras domiciliárias sobre o Impressionismo ou que tivesse sido feito, em aula, um trabalho de grupo centrado sobre esta estética cultural, na aula seguinte às atividades referidas, seria posto em prática o presente plano, a fim de que os alunos apresentassem as principais características do Impressionismo.

SUGESTÕES PARA UM PLANO DE AULA:

A. OBJECTIVOS:

  • Indicar as características do Impressionismo.
  • Identificar alguns mentores do Impressionismo na pintura e na literatura.
  • Indicar a origem do nome "Impressionismo".

B. ACTIVIDADES/ESTRATÉGIAS:

1º - Observação e análise de:

  • um poema de Cesário Verde: «De Tarde»;
  • alguns quadros de pintores impressionistas.

2º - Diálogo professor/alunos, com base nos materiais utilizados nesta aula e nas atividades anteriormente citadas e apresentação, pelos alunos, dos principais traços estéticos do Impressionismo, alguns quadros de pintores impressionistas.

 Na pintura sobressai:

  • uma representação através de manchas e de pinceladas;
  • contornos esfumaçados de objetos e de seres, daí o carácter de "impressão";
  • a utilização da técnica do "pointillisme": uso de pequenos pontos na pintura;
  • representação de cenas do quotidiano, do "plein air", do movimento e da vida;
  • utilização de cores claras, por vezes, vivas e cintilantes;
  • a representação de cenas de participação social: de café, de teatro, de ambientes de luxo, de vício e de ócio;
  • o gosto pela pintura de fluidos: ar e água;

Na literatura destaca-se:

  • representação de cenas do quotidiano, do "plein air"...
  • a musicalidade de sons da natureza através da aliteração;
  • o recurso à hipálage, de forma a sugerir sensações iniciais, mais do que a mostrar o ser inanimado que está a ser caracterizado.
  • O uso da expressão nominal, dando cunho de impessoalidade, revelando o carácter fugaz da vivência pessoal e do momentâneo;
  • a sugestão de "impressões gerais";
  • a sugestão do estilo pictórico com o uso do Imperfeito narrativo.

3º - Pedido de referência, aos alunos, de:

  • os principais mentores do Impressionismo em Portugal, França e Inglaterra na pintura e na literatura;
  • o quadro que deu o nome ao Impressionismo e o seu autor.

C. MATERIAIS DIDÁCTICOS:

poema "De Tarde" de Cesário Verde

Naquele "pic-nic" de burguesas
Houve uma coisa simplesmente bela,
E que, sem ter história nem grandezas,
Em todo o caso dava uma aguarela.

Foi quando tu, descendo do burrico,
Foste colher, sem imposturas tolas.
A um granzoal azul de grão-de-bico
Um ramalhete rubro de papoilas.

Pouco depois, em cima duns penhascos,
Nós acampámos, inda o sol se via;
E houve talhadas de melão, damascos,
E pão-de-ló molhado em malvasia.

Mas, todo púrpuro a sair da renda
Dos teus dois seios como duas rolas,
Era o supremo encanto da merenda
O ramalhete rubro das papoilas!

Alguns quadros de pintores impressionistas:
"Pose de Perfil" de Seurat
"Poente em Lavacourt" de Monet
"Le déjeûner sur l'herbe" de Manet
"Mulher com uma sombrinha" de Monet.

D.- BIBLIOGRAFIA:

Dicionário de Literatura, V.2, Figueirinhas Porto, 1984
Génios da Pintura, Impressionistas, Abril Cultural, 1980
Aula Viva, Português A e B, 12º, Porto Editora
Novos Horizontes, Português A, 12º, Porto Editora
Formação Trends, Trabalhos de Formandos, "Português", nº20, Impressionismo
Formação Trends, Motor de Pesquisa "Cusco" "Impressionismo".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (163 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com