HISTORIA DA ARTE
Por: katiadiniz • 3/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.377 Palavras (6 Páginas) • 509 Visualizações
KATIA REGINA DINIZ RODRIGUES
RA: 1158423 - Turma: DGLA1402CAPN
IMPRESSIONISMO E PÓS-IMPRESSIONISMO
PARA O ENSINO DE ARTE
- Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina de História da Arte: do Impressionismo ao Surrealismo, como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora Maria Lucimara dos Santos.
Campinas/SP
2015
[pic 1]
Descrição da atividade
Baseado nos estudos realizados e em pesquisas, desenvolva a atividade a seguir.
Faça uma pesquisa na internet em Planos de Aula que contemplem os temas Impressionismo e Pós Impressionismo e escolha um exemplo para cada tema.
Após fazer uma análise criteriosa dos dois Planos de Aula, sobre os conteúdos apresentados e a forma de trabalhar a "Contextualização Histórica", a "Leitura de Imagem" e o "Fazer Artístico" para o ensino de Arte, apresente um texto crítico sobre estes Planos de Aula.
O texto crítico deverá apresentar pontos positivos e/ou negativos a respeito dos Planos de Aula pesquisados, bem como sugestões de como você abordaria o conteúdo em sua futura prática docente.
Resenha Crítica sobre os Planos de Aula escolhidos
Plano de aula: é um instrumento de trabalho do professor, nele o docente especifica o que será realizado dentro da sala, buscando com isso aprimorar a sua prática pedagógica bem como melhorar o aprendizado dos alunos.
Ao analisar o Anexo I – Plano de Aula sobre Impressionismo para o 3º ano do ensino médio, percebi que ele parte do principio que os alunos teriam feito já alguma leitura sobre o assunto. A meu ver, seria mais interessante na primeira aula fazer essa introdução aos alunos com leitura ou apresentação de slides sobre o tema, como mencionados nos objetivos do plano de aula. Pois caso os alunos não tenham feito a leitura antecipada, a aula não teria rendimento. E para a segunda aula, então, já combinar que tragam pesquisa sobre o pedido de referência que consta no plano de aula. Com esse material e conteúdo em mãos, dar continuidade na aula, agora apresentado às pinturas e os poemas, identificando neles os traços impressionistas. Mais uma sugestão seria que numa terceira aula, os alunos realmente entrassem em contato com o tema, pedindo para os alunos fazerem uma pintura ao ar livre, fazer exposição em sala de aula e dialogar com eles sobre as “impressões” de cada um sobre cada pintura realizada.
No Anexo II - Plano de aula sobre impressionismo e pós-impressionismo, neste segundo plano de aula pude perceber que está bem completo e dinâmico. Na primeira aula, fazer os alunos observarem uma pintura sem antecipar o tema, faz com que eles realmente retratem as suas “impressões” sobre a arte. Fazer uma comparação das características de cada movimento faz com que os alunos percebam essa transição e as identifiquem nas obras apresentadas a eles. Coloca-los em contato direto com o tema e realizar pinturas também é uma ótima maneira de perceberem essas características. E o grande final realmente e a organização, por eles, de uma exposição, tendo em vista todos os processos de curadoria, produção, montagem e monitoria. Seria bem interessante se essa exposição fosse aberta a toda escola.
Anexo I – Plano de aula sobre impressionismo
O IMPRESSIONISMO Dado que nos programas do 12º ano de escolaridade está prevista uma subunidade temática sobre o Impressionismo, é apresentada esta sugestão de resumo com esta vertente prática de utilização numa aula do referido ano. Deste modo, e pressupondo que os alunos teriam feito algumas leituras domiciliárias sobre o Impressionismo ou que tivesse sido feito, em aula, um trabalho de grupo centrado sobre esta estética cultural, na aula seguinte às atividades referidas, seria posto em prática o presente plano, a fim de que os alunos apresentassem as principais características do Impressionismo. SUGESTÕES PARA UM PLANO DE AULA: A. OBJECTIVOS:
B. ACTIVIDADES/ESTRATÉGIAS: 1º - Observação e análise de:
2º - Diálogo professor/alunos, com base nos materiais utilizados nesta aula e nas atividades anteriormente citadas e apresentação, pelos alunos, dos principais traços estéticos do Impressionismo, alguns quadros de pintores impressionistas. Na pintura sobressai:
Na literatura destaca-se:
3º - Pedido de referência, aos alunos, de:
C. MATERIAIS DIDÁCTICOS: poema "De Tarde" de Cesário Verde Naquele "pic-nic" de burguesas Foi quando tu, descendo do burrico, Pouco depois, em cima duns penhascos, Mas, todo púrpuro a sair da renda Alguns quadros de pintores impressionistas: D.- BIBLIOGRAFIA: Dicionário de Literatura, V.2, Figueirinhas Porto, 1984 |
...