História e Critica Musical
Por: Lidia Merlin • 30/11/2019 • Resenha • 336 Palavras (2 Páginas) • 212 Visualizações
1) Quais as características da música no século 19? Após a compreensão sobre a obra de Beethoven, indique com suas palavras, porque os compositores românticos incorporaram Beethoven como modelo ideal.
A música do século 19, diferentemente do aclamado clássico do século anterior, muda o lado perfeccionista e idealista para o lado fictício, romântico e sobrenatural, muito distante da realidade, enaltecendo heróis. A musica tinha poder de sugestão e mistério, atuando diretamente sobre o espírito. Artista e sua personalidade são confundidas com sua obra de arte, a clareza clássica anterior é substituída por certa obscuridade e duplos sentidos; a afirmação é substituída pela sugestão.
Ludwig van Beethoven é o compositor mais aclamado da historia, e na sua época não foi diferente. Ele era tido como modelo ideal pelos compositores românticos porque procurou superar a produção musical de seu tempo, criando novas ferramentas para o campo da composição, incorporando as qualidades caras ao Romantismo musical e ao fato de possuir uma identidade única em suas composições e trabalhos.
2) Cite dois representantes vinculados ao grupo de compositores radicais do século 19, e justifique o porquê de sua obra ser entendida sob esse aspecto. Do mesmo modo, indique dois compositores associados ao grupo dos tradicionais e a razão dessa associação.
Como representantes do grupo radical podemos destacar Hector Berlioz (1803-1869) e Richard Wagner (1813-1883), ambos são considerados radicais por suas composições de ação e programática. Berlioz usa a Ideia fixa, onde o tema principal representa a imagem obsessiva da amada do herói, é repetido inúmeras vezes durante a obra sob diferentes formas. Wagner volta sua produção para o teatro, criando o conceito da união de todas obras, transformando operas em obras completas com dança e literatura, carregando uma proposta idealista de criação da obra de arte absoluta, indo alem dos ideais românticos.
Já, os representantes do grupo tradicional em destaque foram: Felix Mendelssohn (1809-1847) e Johannes Brahms (1833-1897) sendo assim classificados pelo tradicionalismo e fidelidade a idéia romantica.
REFERENCIAS: MEDEIROS, A. R. História e Crítica Musical: do Classicismo à Música Contemporânea. Batatais: Claretiano, 2016. Unidade 2.
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