Mapa Conceitual
Por: ab2018 • 28/4/2018 • Projeto de pesquisa • 8.992 Palavras (36 Páginas) • 417 Visualizações
[pic 1]
DANIEL GODOI DE SOUZA
A VERDADEIRA FÉ NA VIDA DO IDOSO
Maranguape – CE
2012
DANIEL GODOI DE SOUZA[pic 2]
A VERDADEIRA FÉ NA VIDA DO IDOSO
Monografia apresentada à Faculdade Kurios – FAK, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Teologia. Sob orientação do Prof. Esp. Erly Fernandes Cardoso.
Maranguape – CE
2012
DANIELGODOI DE SOUZA[pic 3]
A VERDADEIRA FÉ NA VIDA DO IDOSO
Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Teologia pela Faculdade Durios-Fak. Banca Examinadora.
______________________________________________________
Prof. Esp. Erly Fernandes Cardoso (Orientador)
Faculdade Teológica da Assembléia de Deus de Brasília – FATADEB
Presidente
______________________________________________________
Prof. Dr. Benedito Messias dos Santos
Faculdade Teológica da Assembléia de Deus de Brasília – FATADEB
1º Examinador
______________________________________________________
Prof. Dr. Izidro Milton Gomes de Oliveira
Faculdade Teológica da Assembléia de Deus de Brasília – FATADEB
2º Examinador
[pic 4]
Dedico este trabalho aos pastores e à Igreja a qual eu congrego.
[pic 5]
Agradeço aos mestres que me instruíram neste trabalho e aos meus pastores e família.
[pic 6]
“A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu Espírito se alegra em Deus meu Salvador”.
Lc 1.46-47
“Foi o Senhor que fez isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos”.
Sl 118.23
RESUMO[pic 7]
O objetivo desse trabalho à religião Cristã como qualidade de vida para o idoso diante da fragilidade e a vulnerabilidade do idoso na família e a necessidade de amparo na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto do Idoso para protegê-lo de tantas humilhações a maus tratos no meio familiar. Sendo necessária a observância de seus familiares em tratá-los com decência e amor na qual a própria Lei ampara.
O presente estudo para atingir seu escopo lançou mão de métodos dedutivos e indutivos através de pesquisas em livros, sites, entrevistas utilizando os processos metodológicos dogmáticos jurídicos.
Palavras-chave: idoso; religião, violência física e psicológica, dignidade; abandono, direitos.
ABSTRACT[pic 8]
The objective of this work aims for the Christian religion like quality of life for the old thing before the fragility and the vulnerability of the old one in the family and the necessity of support in the Federal Constitution of 1988 and in the Statute of the Old one to protect it of so many humiliations and ill-treatment in the familiar environment. When the observance of his relatives is necessary in treating them with decency and love in which the Law itself supports.
The present study to reach his aim launched hand of deductive and inductive methods through inquiries in books, sites, interviews using the processes methodological dogmatic legal.
Keywords: aged; religion, physical and psychological violence, human dignity; abandonment, rights.
SUMÁRIO[pic 9]
INTRODUÇÃO 9
1 DEFINIÇÃO DE RELIGIÃO 11
2 QUEM É O IDOSO 12
2.1 O Idoso e sua Família 13
3 CONSTITUIÇÃO FEDERAL 17
3.1 Princípio da Dignidade 18
4 ESTATUTO DO IDOSO 21
4.1 Crimes contra o Idoso 23
5 TIPOS DE MAUS TRATOS 26
5.1 Consequências da Violência contra o Idoso 28
6 A IMPORTÂNCIA DA RELIGIÃO NA VIDA DO IDOSO E NA FAMÍLIA 32
CONCLUSÃO 34
REFERÊNCIAS 36
INTRODUÇÃO
Este trabalho relata quem é o idoso no Brasil, como são pessoas frágeis, dependentes e vulneráveis. O idoso vem sendo tratado pela sociedade com muito descaso. O idoso vem sofrendo a violência física como também psicológica que atinge idosos de todas as faixas econômicas.
Analisaremos que a maioria das vezes a agressão vem de pessoas da própria família ou próximas a ele. O desamparo aos idosos nos asilos, a falta de amabilidade à coação psicológica e o desprezo são formas de agressão que muitas vezes passam despercebidas.
Observamos que a agressão sofrida pelo idoso, muitas vezes refletem no seu comportamento e até mesmo na sua saúde e atinge seu humor.
Ademais, não temos dúvidas de que o problema da violência doméstica contra o idoso é um tema de grande complexidade para ser comentado, as condições de vida dos familiares, os princípios morais construídos ao longo da vida sem contar que o problema fere a dignidade das vítimas.
Demonstraremos que a nossa sociedade não está preparada para a velhice e marginalizam os idosos que impedem suas atividades tediosas ou não os acompanham. Constatamos que o percentual de idosos é crescente, que são muitos os idosos desagregados da família por diversos fatores, como por exemplo: aqueles idosos que são internados em asilos ou em estabelecimentos de repousos sendo assim muitas vezes desamparados por aqueles que lhes ocasionavam garantia, e permanecendo agora a mercê de cuidados de pessoas estranhas onde não há uma ligação de afeto e sim uma obrigação profissional e de ter o dever cumprido e fins lucrativos.
...