Material didático para o ensino da música
Por: gabrielsa2018 • 3/10/2018 • Projeto de pesquisa • 705 Palavras (3 Páginas) • 370 Visualizações
MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DA MÚSICA
Victor Gabriel Rodrigues de Sá (Bolsista-LABINFRA/2017-2018); Ana Margarida (Tutora-Labinfra Música 2017); Jonathan Guimarães e Miranda (Coautor-Labinfra 2017).
Categoria: Produção de Material Didático (M.D).
Palavras-chave: métodos; técnicas, planejamento; experimentação.
1- Introdução
Há muito tempo, buscamos meios que possam facilitar e aprimorar a forma de aprendizagem e de ensino. Ao longo dos anos, foram desenvolvidos métodos e técnicas para que o saber pudesse ser passado adiante, de forma escrita, de forma oral e prática. Sempre pensando na inclusão usando uma didática conquistadora. E ainda hoje, as barreiras da educação tende a proporcionar novos desafios para serem superados, frente a realidade de cada lugar.
2- Objetivo
Este trabalho tem como objetivo, apresentar meios para a difusão do ensino da música através do corpo, e de materiais sustentáveis e recicláveis como: sucata, materiais de construções, madeiras e etc… De modo com que a criatividade seja a principal ferramenta de trabalho no manejo.
3- Procedimentos metodológicos alcançados
O formato desenvolvido, consiste primeiro em realizar um breve roteiro de aula para que haja organização e objetividade, intencionando aulas expositivas com interação de diálogos, utilizando o espaço da sala de aula ou algum espaço aberto, como um laboratório para simulações e construções de tarefas. Com isso, a teoria e a prática andam juntas, com base em métodos elaborados por Dalcroze criado para adultos, com o intuito de incentivar a bater palma no tempo certo da música e acompanhá-la, com exercícios de ações básicas como correr, andar, saltar e etc… Willems, com o processo de ouvir, escutar entender a música, faz com que possamos compreender timbres e sons qualitativamente, para assim possibilitar conhecimento prévio para a criação de instrumentos com sucatas como por exemplo, utilizando tambores, conduítes, jogos de memória, notação sugestiva, entre outros.
Os instrumentos confeccionados com sucata, dão espaço para adaptações de instrumentos já existentes, porém com uma nova proposta, a de criar um novo instrumento.
O “Paperron” é uma vertente do Cajon tradicional, feito com papelão e saco de lixo. O “Trombofone” é uma junção de boquilha de trombone, mais um conduíte. As “Garrafas Sonoras”, são garrafas com hidrogênio, que com a pressão criam um som definido. E o “Corpo” que faz os sons ritmos e melódicos, criando efeitos auditivos incríveis.
No método de Carl Orff, aonde a improvisação é extremamente valorizada principalmente para iniciantes, faz com que o músico desde cedo seja desinibido para encarar o público sem susto. Com o método de Swanwick, que se dá pelo aprender música musicalmente, é muito plausível. E o método Suzuky, um dos mais conhecidos. No qual busca um ambiente favorável onde as habilidades sejam assim consolidadas gradativamente, inspirado na premissa da imitação para que o estímulo alcance a perfeição, tendo em vista sempre o cuidado, a atenção e a paciência.
...