Metodologia e Pratica Ensino e Educação
Por: Jaqueline Mendonça • 14/3/2021 • Relatório de pesquisa • 258 Palavras (2 Páginas) • 331 Visualizações
PARTE I: A professora Milene Albano, trouxe para a sala de aula a arte conceitual através de objetos simples do nosso dia-a-dia. “O objeto pode se tornar arte, se tem a intenção de transforma-lo em arte”, essa foram usas palavras para a que os estudantes conseguissem começar a usar a criatividade. Trabalhar a arte conceitual de uma maneira crítica, e que os educandos criassem uma postura diante as situações que acontecem na sociedade. O foco da professora foi nos circuitos ideológicos de Cildo Meireles, trazendo para a realidade atual, quais as indignações estão acontecendo hoje.
Os alunos conseguiram desenvolvem durante a aula, o aprendizado histórico, afetivo, questões ideológicas e sociais. Ao sair nas ruas e mostrar seu trabalho para as pessoas observaram que nem sempre o que representa a obra para ele é o que outras pessoas vão expressar. Entender que existem diferentes opiniões diante do mesmo conceito. Mas mesmo não trazendo opiniões diferentes conseguiram trazer reflexões as pessoas.
PARTE II: Com liberdade para desenvolver o trabalho os estudantes optaram pela arte digital, onde escolheram o os temas mais recentes da atualidade: o desastre em brumadinho, a morte misteriosa da Marielle Franco, a vida de Mahatma Gandhi, e a questões econômica do país.
A partir dos circuitos ideológicos de Cildo Meireles, os alunos usaram cédulas de dinheiro para expressar sua arte e mostras suas ideias. Cada nota, e cada valor foi pensado e modificado representando um fato ocorrido, levando assim a reflexão de quem olhasse para aquela nota se realmente esses fatos teriam o mesmo valor ou não para a sociedade.
...