Modo de produção capitalista
Por: mari.luzz • 4/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 431 Palavras (2 Páginas) • 275 Visualizações
NOME DO ALUNO: Monique Lima Florencio
RGM: 15180981
DISCIPLINA: Sociedade Moderna e Contemporânea
NOME DO TUTOR: Adriana Cordeiro
Faça uma reflexão sobre o tema “ Modo de Produção Capitalista” apresentado no material teórico e responda o que segue:
1 – Qual o seu entendimento desse modo de produção?
Resposta:
Meu entendimento sobre o modo de produção foi que, na idade antiga, existia outras formas de produção e outro modo de tratamento dos trabalhadores. Um exemplo disso se dá ao modo de produção escrava, onde há os escravos, que eram os que trabalhavam para seus senhores de uma forma banalizada e, ao fina, não tinham direito algum sobre o retorno de seu trabalho tão duro.
Nos dias atuais, o modo de produção capitalista usa o ponto central sendo ele dividido em dois: De um lado, pessoas que estão qualificadas para tal vaga em uma empresa, graças ao seus estudos e experiência. Do outro, aqueles que não tem uma especialidade, e que no fim acaba fazendo mais do que a vaga dele pedia, fazendo assim mais que o trabalho dele e por muitas vezes, não tendo o retorno que merece por seu trabalho.
Creio que hoje, o modo de produção foi aos poucos ficando diferente, pelo fato de que hoje, a mão de obra não é o mais importante e valorizado, hoje, dão mais importância a ciência e tecnologia, afim de que seus produtos produzidos vendam mais através da tecnologia e assim trazendo um retorno maior do que o esperado.
2 – Qual a relação com a sociedade moderna e aos impactos da globalização e tecnologia nas relações de trabalho, e na vida em sociedade?
Resposta:
A relação com a sociedade moderna e aos impactos da globalização e tecnologia nas relações de trabalho e na vida em sociedade se dá pelo fato de que antes, sem a entrada da ciência e tecnologia na vida trabalhista, se dava mais valor a mão de obra do trabalhador.
Assim que os processos de trabalho foram mudando, as empresas começaram a dar mais valor para os que eram capacitados e áreas como ciência e tecnologia, trazendo assim aos trabalhadores uma certa competitividade entre eles.
Há também a pressão pelo aumento de produtividade que tornou o trabalho como algo estressante, assim afetando os trabalhadores em sua vida social e pessoal.
...