Noções de Arquitetura e Urbanismo II
Por: Amanda Timbola • 13/3/2017 • Relatório de pesquisa • 969 Palavras (4 Páginas) • 282 Visualizações
[pic 1]
Universidade Estadual de Goiás
Engenharia Civil
Visita Técnica ao centro de Anápolis, Goiás.
Nome: Amanda Meneguzzi Tímbola
Professora: Maria Luísa
Disciplina: Noções de Arquitetura e Urbanismo II
Março de 2017, Anápolis, Goiás
- Introdução
Para melhor conhecimento da arquitetura estudada em nosso estado, a professora Maria Luísa sugeriu uma visita técnica ao centro da cidade de Anápolis, Goiás. No dia 07 de março de 2017 no período da manhã.
A principal intenção da visita foi mostrar a Art Déco, presente principalmente em fachadas, as quais devido ao comercio muitas vezes são tampadas.
Outros aspectos arquitetônicos como modernismo e o gótico foram apresentados para os alunos durante a visita.
- Desenvolvimento
2.2- O Art Déco
O art déco foi um movimento artístico que buscava a ornamentação, utilizando a combinação de formas geométricas, valendo-se do jogo de encaixes e recuos, submetidos à complexidade dos planos.
O estilo art déco foi uma manifestação do início do século XX. Considera-se a Primeira Guerra Mundial como a linha divisória entre o art nouveau e o art déco e acredita-se que o último teria acontecido para contrapor-se ao primeiro. Muitos confundem o art nouveau e o art déco. Na realidade o primeiro foi uma criação estética original que se inspirou na natureza para produzir o seu repertório de formas. O segundo, por sua vez, recorreu a fontes heterogêneas e pré-existentes (enquanto elaborações humanas), embora o resultado tenha sido um arranjo inédito. (MELLO, 2006, p.68)
2.3- O Art Déco em Anápolis
Na cidade de Anápolis, algumas edificações construídas apresentavam em suas fachadas elementos característicos deste movimento, como os jogos de volumes, as esquadrias verticalizadas e as platibandas.
[pic 2]
[pic 3]
Os exemplares do movimento déco em Anápolis apresentavam, em sua maioria, elementos ornamentais nas fachadas, havendo poucas edificações com características mais expressivas do movimento, como os jogos de volumes. A continuidade de soluções arquitetônicas tradicionais era evidente nas residências, sendo mantido o sistema construtivo tradicional e distribuição de ambientes, enquanto sua fachada exterior começava a ser revestida por diferentes ornamentos. Como o caso da figura 2, que sua fachada foi revestida por pastilhas. Também muito usado para os adornos os azulejos.
[pic 4][pic 5]
[pic 6]
Figura 2- Fachada revestida com pastilha
As platibandas eram geralmente lisas, utilizando linhas em alto relevo ou frisos, horizontais e verticais (Figuras 4 e 5), ressaltando o contorno escalonado. A composição dos coroamentos era comum às fachadas projetadas, seguindo-se a repetição das esquadrias verticalizadas e em número maior e por fim os metais nos detalhes de balcões e guarda corpos.
[pic 7][pic 8]
Figura 4 e 5 – Casas com características da Art Déco
...