O FUNDAMENTO DO JAZZ NO EUA
Projeto de pesquisa: O FUNDAMENTO DO JAZZ NO EUA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tiagojazz • 15/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.649 Palavras (7 Páginas) • 222 Visualizações
UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC
Tiago Silvestre de Freitas
1NA
A PRÉ-HISTÓRIA DO JAZZ NOS E.U.A
Projeto de Pesquisa apresentado para
avaliação da disciplina de Metodologia
da Pesquisa Científica do Curso de
Graduação em História da Universidade
do Grande ABC
SANTO ANDRÉ
2005
SUMÁRIO
Tema e definição do problema ............................................................................................1
Justificativa para o tratamento do problema .......................................................................2
Tipo de abordagem Metodológica ......................................................................................3
Esquema da Monografia......................................................................................................4
Bibliografia comentada........................................................................................................5
TEMA E DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
O tema que será desenvolvido neste trabalho, está relacionado com a pré-história do jazz nos E.U.A. A imigração africana, foi a grande responsável pelo formação da música jazz, por causa da influência de sua cultura (ritmos, danças, cantigas).
A intenção, é mostrar como os negros viviam, relacionando o tipo de dança e música com o trabalho que exerciam.
Pretende-se abordar também, as influências religiosas que os escravos africanos sofreram frente aos colonos da terra, originando assim os “spirituals” e os “gospel songs”.
Pelo exposto acima, questiona-se:
1º Como eram os tipos de dança e música existentes entre os escravos africanos?
2º Como se deu a influência religiosa sofrida pelos senhores e, até que ponto atingiu a cultura africana nos E.U.A.?
JUSTIFICATIVA PARA O TRATAMENTO DO PROBLEMA
O escravo negro se refugiava de seu trabalho pesado através de suas danças e cantigas, na qual, era o único meio de entretenimento. A música africana era uma expressão de seus sentimentos.
Pretende-se neste trabalho deixar explícito como era a relação do trabalho com as danças e músicas. Mostrar-se-á também o valor do negro na música contemporânea.
Quero abordar a influência que a igreja ainda exerce na vida do ser humano, mostrando a intervenção do catolicismo e do protestantismo na cultura africana daquela época, fazendo com que seus ritmos e danças se moldassem a igreja.
“Sou um bom trabalhador há anos que sou – Sou eu que estou no trabalho quando o gelo pende ramos curvado - E sou eu o menos bem pago, o menos considerado.” (Robert Johnson)
METODOLOGIA
A metodologia utilizada, abarcará pesquisas bibliográficas referente a livros sobre a pré- história do jazz, como viviam os escravos antes do surgimento do jazz nos E.U.A, estilos jazzísticos, a escravidão africana na América do Norte, a influência do jazz na sociedade, A cultura africana, entre outros.
Será usado materiais de áudio para melhor compreensão do que está sendo estudado. Utilizar-se-á também, de depoimentos de músicos estudantes do jazz para saber a profundidade do conhecimento, e as relações de pensamentos.
ESQUEMA DA MONOGRAFIA
Introdução.
Capítulo 1. A cultura africana antecedente ao jazz
As origens do jazz, segundo alguns historiadores se deu em New Orleans. Considerado do ponto de vista instrumental, a tese é defensável, mas antes de o jazz ser música de dança foi canto, ritmo, poesia e religião.
Em 1619, catorze negros, vindos do Congo ou da Costa do Ouro, são vendidos como escravo a colonos da Virgínia.
Quando os primeiros escravos desembarcam, trazem consigo a cultura africana, a diversidade de deuses com ritmos intermináveis. Continham um idioma com inúmeras diferenças mas um fundo lingüístico comum. O negro se utilizava das danças ancestrais para entreter sua nostalgia.
Das polirritimias da África, apenas uma
...