O Mágico Mar e Lixo Sem Fim?
Por: Fernandospiga • 1/11/2018 • Trabalho acadêmico • 370 Palavras (2 Páginas) • 136 Visualizações
Com 06 indicações ao prêmio Braskem de Teatro 2016, o projeto "Mágico Mar e Lixo Sem Fim?" é uma proposta do arte-educador Fernando Lopes, aprovada e contemplada pelo Edital Setorial de Circo da Fundação Cultural do Estado da Bahia de 2013 com 45 apresentações realizadas de março a novembro de 2016. Alcançando uma estimativa de 7.300 espectadores diretamente e 19.500 indiretamente. O projeto é uma ação artística e educativa junto às colônias de pescadores, às escolas, aos abrigos de idosos e às comunidades em geral, no intuito de se estabelecer uma reflexão sobre as ações humanas e suas consequências na natureza, especialmente no mar e sobre como essas ações interferem diretamente na atividade pesqueira e consequentemente nas nossas vidas. O projeto tem três (03) ações.
>Espetáculo de circo/teatro; “MÁGICO MAR”
>Exposição fotográfica; “29 DE JUNHO É DIA DO PESCADOR”
>Exibição do vídeo curta. “MÁGICO MAR E LIXO SEM FIM?”
A atividade principal do projeto é o espetáculo de
CIRCO/TEATRO "Mágico Mar" com roteiro de Joice Aglae e encenação de Rino Carvalho. Um espetáculo desenvolvido a partir da técnica de clown, incluindo números de mágica e efeitos especiais, com os atores Fernando Lopes e Simone de Araújo, Link do Vídeo do espetáculo "Magico Mar":
https://www.youtube.com/watch?v=E9XsgUlARl0
Link do Teaser "Magico Mar":
https://youtu.be/ACoU3YjI-LI
Concepção e publico alvo:
O espetáculo “Mágico Mar” não tem texto. Foi criado a partir de um roteiro dramatúrgico, que tem como principal característica a Mágica como fio condutor da ação aliada à linguagem da improvisação e o humor do palhaço para falar de solidão, amor e meio ambiente, dentro de uma língua inventada, num lugar de um futuro qualquer, ilhado pelo lixo, numa situação de relação entre pessoas solitárias onde o amor e o lixo se transformam. O espetáculo foi concebido para ruas e espaços fechados, numa estética monocromática - futurista - decadente, onde o lixo predomina o espaço e todos convivem nele normalmente. Abrange todos os tipos de público: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Junta várias linguagens: Teatro, Circo, Fotografia e Cinema para abordar o mesmo assunto, em óticas diferentes e, assim, pela arte, de uma forma lúdica e poética, falando de amor, provocar a consciência e a responsabilidade de cada cidadão sobre um dos temas mais preocupantes da atualidade: o meio ambiente.
...