O SISTEMA EDUCACIONAL
Por: MICHELLI123 • 7/5/2019 • Dissertação • 654 Palavras (3 Páginas) • 211 Visualizações
Após leitura do texto, Sistema Nacional de Educação articulado ao plano nacional de educação, do professor Demerval Saviani, pude compreender que a palavra sistema trata-se de um conjunto de elementos que se estão interligados. Um processo de arrumação/organização no sentido que procede para pôr algo em ordem nesse caso à educação de todo território brasileiro.
Compreendi com a leitura sugerida, que objetivo geral do sistema educacional é erradicação do analfabetismo e promover a universalização do ensino elementar.
Nesse sentido o sistema educacional é usado para determinar os procedimentos metodológicos e didáticos que devem ser usados no processo do ensino aprendizagem. A palavra sistema está no plano mais abrangente do que simples ‘’pacotes’’ vendidos para unidades de ensino e sim de fato a forma de como se organiza a educação no Brasil.
O sistema ao qual se refere no texto, a meu ver trata-se de uma junção dos vários serviços educacionais, propositalmente unidos, a fim de formar um conjunto de normas, ações e diretrizes que trabalhem de forma eficaz no processo de educação da população brasileira. São vários e diferentes estados/regiões que devem receber e obedecer às mesmas leis e que mesmo seguindo as regras impostas igualmente a todos tem a possibilidade de não perder sua essência e identidade, pois todos possuem objetivos semelhantes e possuem necessidades comuns.
Devido a isso, acredito que a divisão do sistema educacional é essencial a fim de universalizar os objetivos metas e métodos comuns em todo o território brasileiro, pois assim torna-se maior a possibilidade de assegurar a educação com mesmo padrão de qualidade a toda nação brasileira.
O Sistema Educacional do nosso país atualmente é fruto de uma série de mudanças ao longo da história da educação no Brasil.
Pois nos primórdios da historia da educação no Brasil, sabemos que o ensino era ofertado apenas as classes mais elitizadas, sem incentivo a formação de professores e com escassez em recursos para escola publica, de acordo com cada momento vivido foi se adotando uma tendência pedagógica diferente a fim de atender a demanda de determinado período.
Com a LDB, buscou - se normatizar essa educação ofertada e garantir o acesso a todos, como recomenda-se nos dias atuais, onde o ensino deve ser para todos e que o professore é um mediador do conhecimento, onde docentes e discentes são capazes de ensinar e aprender.
O sistema educacional brasileiro foi muito bem elaborado, pensou-se no cidadão como um todo, valorizando-o em quanto trabalhador, aluno...
Enfim, tudo que esta descrito nesses documentos infelizmente não é realizado efetivamente, muitas ideias estão apenas no papel e não é a realidade ao qual vivemos promover uma educação igualitária diante de tantas diferenças sociais, culturais e financeiras onde o cidadão não tem garantia de gozar de moradia, alimentação e salário digno é desafiador.
O sistema educacional do Brasil por si só, não pode garantir o alcance de muitos dos objeitos inseridos nele, que por sua vez estes estão ligados diretamente a um âmbito de desigualdade social gritante em nossos pais.
Diante da leitura do texto abordado, acredito sim que o sistema educacional é de fato bem elaborado, porém para que esse sistema funcione de forma efetiva, é necessário que outros sistemas como saúde, direitos humanos... também devem ser eficazes.
Como um professor vai trabalhar de forma dinâmica, motivadora se ele tem que trabalhar dois a três turnos diários para garantir o sustento da sua família; como um aluno vai ter sucesso no processo ensino aprendizagem se ele chega à escola casando porque trabalhou e sua primeira refeição será aquela na escola e talvez esse seja o motivo que o mais incentive a frequentar a escola.
...