O Studio de Canto Suely Freitas - Introdução ao Canto
Por: arielwinner • 13/6/2019 • Abstract • 322 Palavras (2 Páginas) • 174 Visualizações
1. RESPIRAÇÃO
A respiração é a base para o canto pois o ar é o elemento gerador do som. O estudo da respiração possibilita desenvolver os aspectos técnicos do ato de cantar, trazendo controle e saúde vocal.
Compreende 2 movimentos:
Inspiração – entrada do ar
Expiração – saída do ar
[pic 2][pic 3]
2. POSTURA CORPORAL
Uma postura ereta, alinhada, corpo livre de tensões, favorece movimentos respiratórios melhor organizados, colaborando para uma boa sonoridade e para saúde da voz.
3. RESSONÂNCIA
Quando o ar passa pelas pregas vocais, estas vibram e produzem o som. Mas é um som básico que precisa percorrer as estruturas ressonanciais para ser modificado antes mesmo de ser emitido. O Uso dos ressonadores intensifica e amplifica a voz , conferindo a ela o timbre particular.
Cavidade oral – palato mole -cavidades da face
[pic 4]
[pic 5][pic 6]
4. ARTICULAÇÃO
- Articulação das consoantes para comunicação e clareza do texto
- Articulação dos movimentos respiratórios e da laringe
5. PROJEÇÃO – O ALCANCE DA VOZ
Quando desenvolvemos um equilíbrio nos movimentos da respiração, uma boa utilização das cavidades de ressonância, uma articulação clara e precisa, a voz ganha força e projeção, ampliando seus níveis de seu alcance de forma surpreendente.
6. SAÚDE VOCAL
- Alimentação equilibrada
- Repouso adequado
- Atividade física (aeróbica e muscular)
- Atenção com a fala – articulação das palavras, não falar muito alto, diminuir a conversa em ambientes ruidosos, observar um ritmo “normal” de fala...
- Aquecimento vocal – observar os pontos da técnica vocal
SUA VOZ É COMUNICAÇÃO, É EXPRESSÃO... É A COMBINAÇÃO DOS MOVIMENTOS FISIOLÓGICOS , EMOCIONAIS E MENTAIS, SE APRESENTANDO COMO UM NOBRE INSTRUMENTO DA ARTE.
CANTE!!!
...