O USO DE SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR COM PROTEÍNAS E AMINOÁCIDOS POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE IRATI-PR
Por: heduardalima • 19/4/2020 • Resenha • 933 Palavras (4 Páginas) • 267 Visualizações
Resenha Crítica de Artigo – A1
QUESTÃO 01 – Produza uma resenha crítica do artigo intitulado: “USO DE SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR COM PROTEÍNAS E AMINOÁCIDOS POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE IRATI-PR”.
Introdução:
Esse estudo tem como objetivo verificar se os praticantes de musculação da cidade de Irati fazem uso de algum tipo de suplementação alimentar com ênfase na suplementação com proteínas e aminoácidos. A suplementação é um meio onde se busca um melhoramento nas funções orgânicas, o uso correto do suplemento não substitui uma alimentação rica e balanceada em carboidratos, gorduras, fibras, vegetais e proteínas mas auxilia na potencialização para o indivíduo conseguir atingir níveis superiores ao da alimentação normal. Os principais suplementos comercializados são os que contem proteínas e aminoácidos, mas os estudos sobre a suplementação proteica ainda não são muito convincentes. Os aminoácidos são utilizados para o crescimento muscular e para o aumento da força são utilizados geralmente a creatinina, arginina, lisina, ornirina entre outros. O aumento da procura da suplementação é para potencializar a nutrição daquelas pessoas que praticam exercício físico e a alimentação não da conta suprir todos os macronutrientes necessários, geralmente as pessoas almejam redução de gordura, ganho de massa muscular de forma mais rápida com a utilização dos suplementos sem possuir nenhum conhecimento sobre o tal e sem orientação medica e nutricional.
Metodologia:
O trabalho realizado foi uma pesquisa descritiva, quantitativa e qualitativa, o questionário desenvolvido foi o instrumento escolhido para a coleta de dados, construído por perguntas objetivas e discursivas, com objetivo de identificar os praticantes de musculação que utilizam suplementos alimentares, qual a frequência , qual o objetivo e qual a motivação do uso. Foram escolhidos 63 praticantes de musculação, 39 do sexo masculino e 24 do sexo feminino, com idade de 16 a 40 anos, de 4 academias localizadas no centro da cidade de Irati-PR. A coleta de dados ocorreu no final do mês de setembro ao início de outubro, o estudo foi dividido em duas etapas: a primeira envolveu a visita as quatro academias e a segunda compreendeu a tabulação dos dados coletados.
Resultados:
*Utilização de suplementação nutricional -39% fazem o uso e 61% não fazem. *Fatores para a não utilização de suplementação nutricional – a maioria acha que não necessário, apenas a alimentação basta. *Fatores para a utilização de suplementação – os principais motivo foram, aumentar a massa muscular e obter resultados mais rápido. * Utilização de suplementação e faixa etária – os que mais fazem estão entre 19-27 anos. *Utilização de suplementação de acordo com o tempo de prática de musculação- os que mais utilizam praticam de 1-4 anos. *Utilização de suplementação de acordo com os objetivos almejados com a musculação- o predomínio é aumentar a massa muscular e em segundo lugar o melhoramento da saúde *Tipos de suplementos utilizados- a maioria utiliza a base de proteínas e aminoácidos. *Verificação de resultados através do uso de suplementos- a maioria informou que teve um aumento muscular e aumento na resistência e força. *Motivos que levam o praticante de musculação a utilizar suplementação nutricional- orientação profissional e influencia de amigos. Estas foram as principais perguntas e resultados da pesquisa.
...