TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que você entende por arte na escola?

Por:   •  19/4/2024  •  Exam  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

AVALIAÇÃO (UNIDADE II) - ARTE/EDUCAÇÃO

DISCENTE: Igor Rashidi Scrafanni Gomes de Almeida

1 - O que você entende por arte na escola?

A "Arte na Escola" refere-se à presença e ensino da disciplina de Artes no ambiente escolar. Isso pode abranger uma variedade de formas de expressão artística, incluindo artes visuais (como pintura, desenho, escultura), música, teatro, dança e literatura. A inclusão da arte na escola reconhece a importância do desenvolvimento criativo e cultural dos alunos, proporcionando-lhes a oportunidade de explorar, expressar e apreciar a diversidade de formas artísticas.

Os benefícios da inclusão da arte na escola são muitos e incluem o desenvolvimento criativo, pois a arte estimula a criatividade, incentivando os alunos a pensar de forma não linear, a experimentar e a buscar soluções inovadoras. Além disso, outro benefício é a expressão individual porque a disciplina de Arte oferece uma maneira para os alunos expressarem suas emoções, pensamentos e experiências de forma única e pessoal.

A arte também oferece desenvolvimento cognitivo estudos mostram que a exposição à arte pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo, melhorando habilidades como resolução de problemas, pensamento crítico e habilidades analíticas. A arte na escola também proporciona aos alunos uma compreensão mais profunda e apreciação da diversidade cultural, promovendo a compreensão e o respeito pelas diferentes formas de expressão artística ao redor do mundo, participando ativamente nas artes pode aumentar a autoestima dos alunos, dando-lhes uma sensação de realização e valorização.

O ensino de arte na escola traz o sentimento e o aprendizado no fazer colaborativo com muitas formas de arte, como teatro e música, envolvem trabalho em equipe e colaboração, ajudando os alunos a desenvolverem habilidades sociais importantes. A arte pode também estar na escola de forma integrada a demais disciplinas, de forma interdisciplinar, transdisciplinar e integrada a maiores projetos da escola, integrando-se a outras disciplinas, como ciências, matemática e história, proporcionando uma abordagem global de aprendizados. A arte na escola também contribui para o desenvolvimento motor dos alunos, atividades artísticas, como desenho e escultura, podem contribuir para o desenvolvimento motor fino e coordenação motora das crianças e adolescentes, habilidades que se aprimoram com o fazer da arte.

Portanto, a presença da arte na escola não apenas enriquece a experiência educacional, mas também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos alunos. A arte na escola como disciplina obrigatória colabora com o conhecimento social, artístico, cultural e até mesmo emocional. Pela arte que os alunos aprendem a valorizar as expressões artísticas da sua cidade e país, com a arte também aprende sobre autoconhecimento e conviver com os demais, a arte da oportunidade de os alunos trabalharem em equipe e se formarem como cidadão.

2 - A importância da formação em arte para o pedagogo?

      A formação em arte é fundamental para os pedagogos por vários motivos, pois ela contribui significativamente para o desenvolvimento integral das crianças A formação em Arte do pegado vai proporcionar um ensino de arte que colabore com o desenvolvimento cognitivo e das habilidades motoras, a prática artística promove o pensamento criativo, atividades como desenhar e pintar, ajudam no desenvolvimento de habilidades motoras finas e coordenação olho-mão.

      Outra contribuição da arte é com a expressão e comunicação, algo essencial na pedagogia principalmente no desenvolvimento da linguagem em crianças pequenas por meio da música e com as artes visuais proporcionando uma forma não verbal de expressão, permitindo que as crianças comuniquem pensamentos e emoções de maneiras diversas, assim, desenvolver habilidades artísticas pode ajudar as crianças a expressar ideias complexas de maneiras acessíveis.

      No ensino de crianças a BNCC e outros documentos norteadores do ensino abordam a convivência como um fator que contribui para o desenvolvimento emocional, dessa forma, através da arte, as crianças podem explorar e expressar suas emoções, contribuindo para o desenvolvimento emocional saudável. O que também proporciona a inclusão e diversidade pois a arte explorar e celebrar a diversidade cultural, promovendo a inclusão e a compreensão dos mais diferentes fazeres. Os pedagogos, ao integrarem a diversidade artística em suas práticas, contribuem para um ambiente educacional mais inclusivo e estimulando a criatividade.

Os pedagogos podem utilizar o fomento da aprendizagem ativa que é gerada pela arte promovendo a participação ativa e o engajamento dos alunos em atividades integradas à arte. Além disso, a arte promove uma preparação para o mundo contemporâneo, em um mundo cada vez mais visual e orientado pela criatividade, a formação em arte prepara as crianças para enfrentar os desafios do século XXI, onde habilidades criativas são altamente valorizadas. Ao incluir a formação em arte na preparação de pedagogos, as instituições de ensino estão contribuindo para o desenvolvimento abrangente das crianças, preparando-as para serem criativas, expressivas e culturalmente conscientes.

3 - Registre uma experiência significativa que você construiu ao longo dos encontros da disciplina Arte/Educação e considerando a perspectiva da abordagem triangular, como você proporia tal experiência para uma turma da educação infantil ou das series iniciais? Fundamente.

Falando francamente, as práticas voltadas ao teatro sensorial foram as que mais me marcaram na disciplina. Esta, em geral, foi uma divisora de águas na minha vida. Me fez ver a arte com outros olhos, porém, para ser mais preciso, em uma de nossas aulas, vivenciamos de várias formas a contação de histórias usando nossa percepção sensorial de forma controlada, de modo que explorássemos sentidos para além da visão (audição, tato e olfato, por exemplo). Penso que essa experiência instiga nosso modo de enxergar o mundo e o outro, e nos possibilitando pensar em diversas outras possiblidades de contação de histórias para crianças e até mesmo para jovens e adultos, para além da maneira tradicional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com