Os Fundamentos Claretiano
Por: Luthier Paulo Monteiro • 2/11/2020 • Artigo • 966 Palavras (4 Páginas) • 179 Visualizações
Considerando os conteúdos estudados até o momento, realize uma pesquisa e, com base nela, elabore um texto sobre como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão sendo utilizadas para o ensino da área na qual você está se formando e poste-o no Portfólio.
Este texto deve conter até três laudas e apresentar a seguinte formatação: formato A4, margens superior e esquerda de 3,0 cm e inferior e direita de 2,0 cm, espaço entre linhas de 1,5 cm e fonte Times New Roman ou Arial no tamanho 12.
A tecnologia hoje está inserida na maioria das interações sociais, sejam elas entre indivíduos ou mesmo indivíduo e meio. Como conseqüência as relações sociais estão cada vez mais superficiais. É interessante ressaltar que no cotidiano escolar estão presentes diversos aparelhos tecnológicos que podem servir de facilitador no processo e ensino-aprendizagem. Deste modo, como a tecnologia pode auxiliar na construção de novas abordagens pedagógicas?
É observado que muitos docentes utilizam como enfoque de suas aulas aspectos da pedagogia liberal tradicional, acarretando em um abandono na busca de novas abordagens metodológicas e pedagógicas. “A pedagogia liberal tradicional é viva e atuante em nossas escolas [...] sendo que esta se aproxima mais do modelo de escola predominante em nossa história educacional" (VASCONCELLOS apud J.C. LIBÂNEO, 1992, p. 25).
Embora a Tecnologia seja uma ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, muitos educadores a encaram de forma negativa, muitas vezes por falta de um estudo mais específico na área.
“Com esse novo paradigma educacional aplicando o tecnológico, há necessidade que os educadores se capacitem no intuito de dominar essas ferramentas disponíveis, para viverem em seu cotidiano e as aplicarem numa educação que exige novos métodos de ensino-aprendizagem.” (TORRES, p.12).
Embora alguns educadores tenham resistência quanto ao uso das TICs, podemos observar que, de forma espontânea, os alunos já utilizam da mesma em suas produções. Podemos destacar a forma de pesquisa que se dá em maioria por meio de consulta em plataformas digitais, utilizando computadores ou mesmo smartphones. Sem que percebêssemos a interação com o conhecimento sofreu mudanças, passando a ser mediada não somente pelo professor, mas pela tecnologia.
Porém essas mudanças não alteram a importância da figura do professor. Ele é um dos grandes responsáveis por transformar as informações em conhecimento e por tornar estes, significativos para a vida do aluno. Ele tem o poder de incentivar o senso crítico do estudante quanto ao meio em que ele vive e as informações que recebe, criando estratégias metodológicas que deem vazão a curiosidade dos alunos e a autonomia que eles vêm adquirindo com o “navegar” pela internet. Por meio dessas possibilidades de ensino, o professor pode fazer o uso das novas tecnologias, que poderá – certamente – resultar em uma maior aproximação do saber curricular com o cotidiano dos estudantes.
Outro aparelho que tem ganhado destaque no uso em sala de aula é o "Data show". Com ele é possível expor vários tipos de mídias (áudio, vídeo, podcasts, etc.), apresentar documentários, filmes ou elementos visuais pertencentes ao conteúdo proposto. Segundo ROSSI e ZAMPERETTI:
A introdução das novas tecnologias no ensino de artes visuais trouxe consigo muitos recursos visuais e auditivos. Através do computador com acesso a internet, os alunos têm a oportunidade de conhecer de forma virtual inúmeras obras de arte do passado e de arte contemporânea, pelo meio de fotografias, vídeos e visitas virtuais em museus e espaços de arte. (ROSSI e ZAMPERETTI, 2014, p.6)
A inserção da tecnologia na arte/educação se dá não somente no uso de aparelhos, mas também nos conteúdos propostos que foram adaptados ao mesmo tempo que novos foram inseridos (Conteúdos de Audio e vídeo, produções cinematográficas, fotografias, etc.). Neste perspectiva, temos como exemplo o uso de smartphones para o estudo de fotografia, ou mesmo fotos prontas usadas em alguns processos como fotomontagem ou fotodesenho.
Surgido a partir da pedagogia tecnicista, o livro didático é um material mediador. No entanto, ainda encontramos educadores que usam como centro de suas aulas. Trazendo para o campo de Arte/educação, o material impresso não é muito eficaz para elucidar história da música, tampouco conteúdos da linguagem áudio-visual. Nesta perspectiva, o material didático é limitado para expor determinados conteúdos se comparado a tecnologia.
...