Os vinte anos do lúdico castelo que marcou época na tevê brasileira
Artigo: Os vinte anos do lúdico castelo que marcou época na tevê brasileira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danixique • 13/10/2014 • Artigo • 587 Palavras (3 Páginas) • 211 Visualizações
PASSEIOS
Os vinte anos do lúdico castelo que marcou época na tevê brasileira
Exposição no Museu da Imagem e do Som celebra os vinte anos da famosa série dos anos 90, Castelo Rá-Tim-Bum, que continua encantando os pequenos telespectadores
EXPOSIÇÃO - Inaugurada em julho no Museu da Imagem e do Som (MIS), a exposição Castelo Rá-Tim-Bum homenageia os 20 anos da série infantil que marcou época na tevê brasileira nos anos 90. A exposição possui aspectos históricos e artísticos do programa, por meio de exibição de peças originais e do ambiente lúdico.
A mega exposição ocupa o primeiro e o segundo andares do Museu e é dividida em duas partes: em uma, são exibidas peças do acervo, como objetos de cena, fotografias, figurinos e trechos do programa, além de depoimentos gravados pelos atores do elenco original. Em outra, o visitante pode, literalmente, entrar no Castelo.
Dez ambientes, como o saguão, a biblioteca e o quarto do personagem Nino (com sua curiosa porta giratória) foram recriados para tornar o cenário o mais fiel possível. Bonecos originais, como a cobra Celeste, o Porteiro e as botas Tap e Flap também estão em exibição.
Completando a programação, para os que optarem por visitar a exposição aos finais de semana, as atrizes Rosi Campos (que interpretava a Bruxa Morgana) e Angela Dip (a Penélope) apresentam espetáculos de teatro. O Núcleo Educativo do Museu também oferece uma série de oficinas artísticas gratuitas voltadas para o público geral e professores. Até o dia 5 de setembro, será oferecida também a oficina "Stop Motion: Ratinho Castelo Rá-Tim-Bum", que leva o participante a conhecer melhor a técnica da massinha para animação.
Dirigido por Cao Hamburger - hoje parceiro de projetos do cineasta Fernando Meirelles -, Castelo Rá-tim-bum foi considerado, pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), o melhor programa infantil de 1994, chegou a alcançar média de 12 pontos de audiência - índice mais alto de uma série educativa no canal -, foi exportada para toda a América Latina e até ganhou versão em quadrinhos.
SERVIÇO
"Castelo Rá-Tim-Bum – A Exposição"
Quando: Até 12 de outubro.
Terça a sexta: 10h às 21h, Sábado: 9h às 23h e Domingos: 9h às 20h
Onde: MIS – Museu da Imagem e do Som – Avenida Europa, 158
Quanto: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) na bilheteria
Mais informações: (11) 2117 4777 ou http://www.mis-sp.org.br/
SAIBA MAIS – Programa contou com a participação de morador da Vila no elenco
Já se vão 20 anos desde que as magias e histórias encantadas vidravam pequenos telespectadores do Castelo Rá-Tim-Bum, programa que foi ao ar entre 1994 e 1997, mas continua sendo reprisado até os dias de hoje. O sucesso absoluto da atração consagrou vários personagens, entre eles o vilão da história – doutor Abobrinha – interpretado pelo morador do bairro, o ator Pascoal da Conceição. Também chamado de Pompeu Pompílio Pomposo, seu personagem marcou
...