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PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Por:   •  29/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  1.523 Visualizações

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 PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Maricléia Aparecida de Souza

No 5º semestre, foram estudadas sete disciplinas que foram muito importantes para aprofundarmos nossos conhecimentos:

Na disciplina de Museus Virtuais Unidades I e II estudamos a história dos museus desde o surgimento, sua epistemologia passando pelo Templo das Musas na Grécia que é considerado como a primeira constituição da instituição de museus, em seguida estudamos os museus desde a idade média até o renascimento e também, que a revolução francesa foi a responsável pela democratização e desenvolvimento do conceito de patrimônio histórico e cultural. No Brasil D. João VI criou o Museu Real, juntamente com a chegada da família real.

As mudanças culturais do século XX causaram uma transformação à museologia. Com a criação dos Museus virtuais, o espaço que antes era destinado à conservação de obras de arte se adequou aos novos tempos e tornou-se uma experiência interativa e democrática. A digitalização dos acervos disseminou a informação e o acesso a essas obras para muito mais pessoas.

Na segunda unidade compreendemos como foi à passagem do mundo técnico ao tecnológico e o seu impacto nos seguimentos culturais e na forma de comunicação e exploração das artes.

A disciplina de Computação Gráfica 3D é composta por 3 unidades, na primeira unidade pudemos conhecer os artistas gráficos que apesar de não possuir muita tecnologia com seus curtas-metragens, contribuíram muito para que a arte chegasse onde chegou.

Na segunda unidade conhecemos um pouco das tecnologias de modelagem tridimensional e vimos detalhes sobre computadores, impressoras e câmeras utilizadas.

A terceira unidade nos mostrou que livros, revistas e sites são fontes de conhecimento e que são de grande ajuda para trabalhar o tridimensional em artes visuais.

Na disciplina de Artes visuais Integradas unidades I e II, em sua primeira unidade acompanhamos o contexto histórico da história da educação brasileira, vimos como foi a evolução do Ensino a Distancia (EaD), aprendemos que para ter o acesso ao conhecimento das  artes visuais é necessária uma base de informações sobre os diferentes movimentos e linguagens envolvidas. Vimos exemplos de trabalhos acadêmicos e fizemos uma analise de como trabalhar as artes fragmentadas na escola e aplica-las de forma conjunta no ensino.

Na segunda unidade acompanhamos processos importantes sob o ponto de vista das tecnologias da informação e comunicação, dos ambientes virtuais de aprendizagem, as abordagens educacionais, a pluridisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdiciplinaridade na educação e a relação das redes para o processo de EaD.

Na disciplina de Criatividade e Tecnologia Oficina vimos na primeira unidade que a criatividade é inata e fisiológica do ser humano, e que envolve suas potencialidades dentro de um contexto social. Vimos também os vários tipos de mensagens que veiculam em nosso  meio e o impacto que elas podem causar em seus públicos.

Na segunda unidade vimos à importância dada aos parâmetros e referencias especificas na criação, ter objetivos e dominar as técnicas tornam o trabalho mais claro e as dificuldades são superadas mais facilmente. Vimos um pouco sobre o design bidimensional e a importância do uso dessas fontes a serem trabalhadas e o estilo onde o design está presente.

A terceira unidade falou sobre o hipertexto, websites e suas funcionalidades e também sobre a expansão do mercado de trabalho na era cibernética, novos profissionais surgiram para atender a uma demanda crescente e competitiva que exige pessoas cada dia mais especializadas e criativas.

A disciplina de Artes visuais Modernismo e Atualidades trouxeram em sua primeira unidade conhecimentos para a compreensão da formação da Arte moderna, que teve o expressionismo como marco inicial caracterizado pela fuga do tradicional, seguido pelo cubismo e sua ausência de perspectivas podendo ser chamado de abstracionismo que desassociava formas de cores destacando o Surrealismo que se libertou da racionalidade expressando o subconsciente.

A segunda unidade apresentou conceitos e definições da arte contemporânea fazendo distinções entre ela e a arte moderna. Conhecemos os mais significativos movimentos da contemporaneidade enfocando suas principais ideias e características.

Na terceira unidade vimos que as duas maiores exposições de arte são: a Documenta de Kassel, na Alemanha e a Bienal de São Paulo. Nessa unidade nos foi apresentado alguns artistas e suas obras para elucidar como se deu o processo criativo na arte contemporânea.

A disciplina da Prática de Ensino: Trajetória da Praxis tem como objetivo nos levar a refletir sobre a trajetória percorrida no ambiente da prática em nosso curso. Ela visa nos orientar na finalização de nosso estágio.

Na disciplina de Metodologia do Trabalho acadêmico em sua primeira unidade vimos  à importância da pesquisa, observação e analise para se fazer um bom trabalho acadêmico, vimos que a metodologia é a linguagem da pesquisa e o quão presente ela está em nosso cotidiano.

A segunda unidade teve por objetivo transmitir uma noção geral sobre metodologia das normas da ABNT apresentando suas razões e aplicabilidade.

Justificativa

 Enquanto a leitura fica na parte subjetiva, na oralidade e percepção, a releitura fica na parte prática, no fazer, “por a mão na massa”. Fazer a releitura de uma obra de arte é o mesmo que reinterpreta-la, retê-la, não é copiar e sim refazer, segundo o olhar e estilo de quem a refaz, na releitura há criação. Reler uma obra é fazer uma nova composição, fazendo referencia ou citação à obra original. Para Ana Mae Barbosa (1991,p.107):

Quando o aluno observa obras de arte e é estimulado e não obrigado a escolher uma delas como suporte de seu trabalho plástico a sua expressão individual se realiza da mesma maneira que se organiza quando o suporte estimulador é a paisagem que ele vê ou a cadeira de seu quarto [...].

O importante é que o professor não exija representação fiel, pois a obra observada é suporte interpretativo e não modelo para os alunos copiarem.

Nesse plano de aula o enfoque será este, fazer uma releitura de imagem contextualizando com o cotidiano do aluno para que o aprendizado seja mais significativo.

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