TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patrimonio Imateriais Brasileiro

Trabalho Universitário: Patrimonio Imateriais Brasileiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 6

Maryelli Daiane dos Santos- RA 1097853

Patrimônios Imateriais Brasileiros

Unidade 3

Centro universitário Claretiano

Curso: Licenciatura em Artes

Disciplina: Educação patrimonial

Professora: Eneila Almeida dos Santos

Polo de Campo Grande-MS

1º ano

PATRIMÔNIOS CULTURAIS IMATERIAIS

1º - Modo de fazer viola de cocho

2º - Modo artesanal de fazer o queijo de minas

3º - Toque dos sinos de minas gerais

Refletindo criticamente sobre cada um deles

Modo de Fazer Viola de Cocho

A viola de cocho é um instrumento encontrado nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, centro-oeste do Brasil. Fabricado pelos principais cururueiros, em Corumbá pelo seu Agripino, seu Vitalino, seu Severino e seu Inacinho; já em Cuiabá os seus principais construtores são seu Caetano Ribeiro e seu filho Alcides Ribeiro, além de artesãos como seu Manoel Severino(in memoriam), Francisco Sales, seu Bugre e seu Paulino de Várzea Grande; Venceslau de Santo Antonio, entre outros, a viola é produzida de modo artesanal, podendo ser de vários tipos de madeira macia como o ximbusá e o sará o corpo da viola, para o tampo a raiz da figueira branca e para as demais peças o cedro, também podendo ser feita de outros tipos de madeira como a mangueira,cajá manga, imburuçu consideradas madeiras macias. As cordas feitas de tripa, normalmente de macacos, ouriços que eram melhor, e sua durabilidade não era tão durável quanto a linha de pescar, a corda de tripa logo começava a esfarelar e se partia devido ao ressecamento. A viola ainda deu vida a ritmos pantaneiros como cururu e o siriri usado para celebrações do folguedo e vários outros tipos de manifestações populares onde todos se juntam com igualdade de uma cultura que passa de gerações há mais de 100 anos .

Mas qual a diferença entre viola de cocho para outros tipos de viola? Será que para quem tem um ouvido mais aguçado o som toa diferente? Qual seria a importância desse som? Com certeza há diferenças. Com um modo tão simples de ser feita, e tão simples como quem as fazem, feita como se fosse um cocho onde se coloca alimentos para os animais, imagino que como não tinha dinheiro para comprar violas tiveram a criatividade de fazer adaptações com o que eles mais sabiam fazer que era o cocho, colocando assim um tampo, braço e cordas, a vontade e o amor pela música era tamanha que não podiam deixar de inventar algo que pudesse satisfazer suas vontades.

E hoje o sucesso que é a viola de cocho faz com que os sábios ouvintes da boa música nacional e regional tenham ouvidos afinados para desfrutar desse som característico que é conhecido pelos músicos e admiradores da música brasileira.

Viola de cocho

Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas

Por que o queijo de minas é diferente dos demais queijos? Feito com os mesmos cuidados e com sabores tão peculiares? O queijo mineiro, ao contrário de outros queijos industrializados são fabricados com leite cru, e não com leite pasteurizado com todo aquele processo de matar bactérias. Inicialmente, as técnicas foram adaptadas com base em receitas trazidas pelos portugueses que vieram da região da serra para o Brasil no século XVIII. O sabor específico do queijo é definido por fatores físicos, geográficos e naturais, como clima, relevo e vegetação e das diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com