Plano de trabalho
Por: nynamendes • 10/11/2015 • Seminário • 2.345 Palavras (10 Páginas) • 388 Visualizações
COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR ANTONIO BITONTI. ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
Professora –
Disciplina: Arte Série: 7º Ano Turma: C Turno: Vespertino
Carga Horária Semanal: 2 AULAS
JUSTIFICATIVA: A arte propicia uma compreensão profunda das questões sociais, pois solicita a percepção visual, a auditiva bem como os demais sentidos e é através dela que o aluno compreende a dimensão poética presente em seu meio. A educação artística deve considerar a complexidade de uma proposta de trabalho que leve em conta as possibilidades e os meios utilizados pelos alunos durante a transformação de seus conhecimentos em arte. As técnicas, informações históricas, relações culturais e sociais bem como os procedimentos adequados só podem ser assimilados pelos alunos caso sua sensibilidade e condições de concretizá-los permitam. Para tanto, a escola deve colaborar para que os alunos passem por um conjunto amplo de experiências ao aprender e criar, utilizando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e grupal. É desejável que o aluno, ao longo da sua vida escolar, tenha a oportunidade de vivenciar o maior número de formas de arte, entretanto é necessário que cada modalidade artística possa ser desenvolvida e aprofundada em um espaço que ofereça suporte às suas peculiaridades. O estudo, a análise e a apreciação das formas podem contribuir tanto para um processo pessoal de criação dos alunos como para o reconhecimento da função que a arte desempenha nas culturas humanas.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º SEMESTRE
ARTES VISUAIS
CONTEÚDO ESTRUTURANTE | |||||
ELEMENTOS FORMAIS | COMPOSIÇÃO | MOVIMENTOS E PERÍODOS | CONTEÚDO ESPECÍFICO | OBJETIVOS | DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO |
CONTEÚDOS BÁSICOS PARA SÉRIE | |||||
Ponto Linha Forma Textura Superfície Volume Cor Luz | Proporção; Perspectiva; Abstrata; Técnicas; Gêneros. | Arte; Indígena; Arte popular. | Técnicas: -pintura -gravura Gêneros: -paisagem -natureza morta Indígena: - pintura corporal; - arte plumária; - cestaria; - trançados com fios; - cerâmica; - instrumento de caça/ pesca/ musical; - adorno; - religião; - arquitetura. Arte Popular - paranaense - brasileira. | -Compreender o conhecimento das artes visuais e sua relação com as formas artísticas populares e o cotidiano do aluno. -Apreciar e produzir trabalhos em artes visuais, com características da cultura indígena, relacionando os conteúdos com o conhecimento do aluno. -Apropriar da prática e teoria dos elementos formais. -Apropriar da textura como elemento de imagens e percepção. - Explorar as cores quentes e frias dentro da aplicabilidade de técnicas de pintura. -Apropriar da perspectiva linear. -Compreender as formas abstratas: informal e geométrica. - Apreciar os gêneros da pintura: paisagem e natureza morta. - Apropriar e compreender a influência da cultura indígena em nossa história. - Apropriar e apreciar a cultura paranaense e brasileira. | -Os conteúdos serão apresentados através de textos informativos, aulas expositivas e dialogadas, debates, apresentação de slides, vídeos e aulas práticas. -Serão estudados os elementos formais e sua articulação com os elementos de composição e movimentos e períodos das artes visuais. -Proposta de composições utilizando das texturas para elaboração de desenhos. -Criar desenhos de natureza morta e aplicar as cores quentes e frias. - Aula expositiva sobre os direitos adquiridos dos povos indígenas e a valorização de sua cultura. - Atividades exploratórias com Modelagem com argila, barro natural ou massa plástica, apenas com as mãos ou com auxílio de ferramentas (palitos) explorando a arte indígena no elemento das cerâmicas. - Construção com sucata caseira (embalagens de plástico, papel e papelão), de sobras industriais (madeira, papelão ou metal) ou materiais naturais (sementes, fibras, vegetais), usando diferentes materiais ligantes para confecção de instrumentos musicais. - Aula expositiva sobre a arte popular brasileira apresentando os principais artistas: Amaro Vitalino, Antonia Bezerra Leão, Antonio Poteiro, Mestre Didi, Mestre Galdino, Durvalina, Mestre Vitalino e Dona Izabel. - Pesquisa bibliográfica sobre obras e artistas paranaenses. - Rodas de conversa em que os alunos mencionam sobre a pesquisa realizada. - Atividades interpretativas e dissertativas sobre a arte popular paranaense. - Trabalhar as diretrizes dos direitos dos idosos e sua relação com a modalidade da arte. |
TEATRO
Personagem Ação Espaço | Representação; Leitura dramática; Cenografia; Técnicas; Gêneros. | Comédia dell´arte; Teatro Popular | Personagem: - Expressões corporais, vocais, gestuais e faciais. Técnicas: - jogos teatrais; - mímica - improvisação - formas animadas Gêneros: - rua; -arena; -caracterização. Teatro Popular - brasileiro; - paranaense. | -Compreender o conhecimento do teatro e sua relação com as formas artísticas populares e o cotidiano do aluno. -Perceber os modos de fazer teatro em diferentes espaços. - Apreciar a arte teatral e compreender seus elementos formais. -Apropriar prática e teoricamente de técnicas e modos de composições teatrais. -Apropriar na prática das diferentes técnicas e gêneros teatrais. -Desenvolver a capacidade de representação. -Apropriar na prática das formas e expressões utilizadas pelo personagem através mímica e improvisação. -Desenvolver a expressão oral e comunicação através da leitura dramática. - Apreciar e compreender o teatro popular brasileiro e paranaense. | -Os conteúdos serão apresentados através de aula expositiva, textos informativos, debates, apresentação de lâminas, vídeos e aulas práticas. -Serão estudados os elementos formais e sua articulação com os elementos de composição e movimentos e períodos do teatro. -Realização de exercícios em roda para desenvoltura de improviso e formas animadas. -Desenvolvimento da expressão corporal e facial com a realização de dinâmicas em grupos. -Apreciação de slides de algumas caracterizações e maquiagem com intuito de proporcionar o desenvolvimento perceptivo quanto a composição do gênero. -Apresentação da teoria do teatro popular brasileiro e paranaense por meio de aula expositiva. - Trabalhar as formas populares no teatro brasileiro: teatro de boneco e teatro de rua -Confecção de máscaras. - Realização de cenas teatrais com as máscaras confeccionadas. - Debate sobre a atividade desenvolvida mencionando o que teve maior dificuldade. - Apresentar o teatro de Arena fazendo uma relação com o contexto social, político e econômico que o Brasil vivenciou na época. - Realização de pesquisa sobre o início do teatro paranaense. - Apresentação da pesquisa realizada. |
MÚSICA
...