RELATO DE OBSERVAÇÃO EM PEDAGOGIA
Por: wgif • 29/2/2016 • Relatório de pesquisa • 1.845 Palavras (8 Páginas) • 478 Visualizações
RELATO DE OBSERVAÇÃO
Dentre as diversas formas de observação, foi escolhida a observação assimétrica (não estruturada e espontânea) para a realização deste relato, onde espaço físico observado fica em torno da minha residência, situada na rua João Antônio Afonso, nº 99, Santa Inês, Vila Velha, ES.
Em meio a esta observação foi possível perceber os espaços educativos escolares e não escolares que serão listados a seguir.
Espaços educativos escolares:
• Colégio Santa Catarina: Escola particular mais conhecida pelos moradores do bairro possui espaço físico pequeno e aconchegante, com uma boa estrutura (com quadra de esportes, piscina e pátio), a escola passa a imagem de um ambiente familiar e atende alunos da educação infantil ao ensino médio.
• UMEF Guilherme Santos: Escola pertencente à rede pública da Prefeitura de Vila Velha possui um espaço físico grande e pode-se observar uma preocupação com a segurança, pois está toda gradeada. Aparenta ter sido pintada recentemente e também passa a impressão ser muito quente, pois toda escola está coberta com telha Eternit. Pode-se constatar um grande fluxo de alunos.
• Centro Educacional Happ Kids: Pré-escola particular com espaço físico pequeno pode ser percebida uma preocupação com a fachada possuindo uma pintura bem feita de forma atrativa, contendo vários motivos infantis.
• IFES - Instituto Federal: Escola de ensino técnico profissionalizante, mal sinalizada identificada apenas com uma placa pequena na frente, muro alto tapando toda a visualização da escola.
Espaços educativos não escolares:
• Área de lazer do Condomínio: Possui pequeno playground contendo um parquinho de areia com balanço, escorregador e casinha todos os brinquedos pintados de vermelho e amarelo e bem cuidados, contém também uma quadra poliesportiva.
• Pracinha do Bairro: Local bem arborizada, com banquinhos para as pessoas conversar, parquinho de areia com brinquedos educativos diferenciados proporcionando interação e aprendizado, possui também uma banca de jornal e revistas.
• Centro de Formação de Condutores Cometa: Possui fachada vermelha, portas de vidro, placa publicitária nas cores vermelha, amarela e azul com o nome da escola tomando toda fachada.
• Igreja Cristã Maranata: Casa de tijolinho vermelho com telhado colonial, janelas grandes em madeira dando a visão do interior com bancos também em madeira e pátio com jardim e banquinhos na cor branca.
• Associação Pestalozzi: Espaço que atende crianças com necessidades especiais no contra turno da escola regular. Observa-se uma fachada sem vida, aparentando falta de manutenção com pintura descascada e manchada, com apenas o nome do espaço com letras grandes na cor vermelha.
Depois de finalizada a observação e elaboração desse relato pode-se perceber o quanto as pessoas não param para observar o que está em sua volta, alguns dos lugares acima relatados só foram percebidos devido ao exercício de observação proposto por esta atividade.
WANIA SHIRLEY MOTA DE ANDRADE
PROJETO DE TRABALHO DE INTEGRAÇÃO ENTRE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR E UMA ESCOLA
Esse projeto tem por finalidade, fazer uma parceria da escola de ensino fundamental e médio com a auto-escola próxima, para despertar a importância da educação de trânsito, conscientização e responsabilidade.
VILA VELHA – 2015
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
2- OBJETIVOS
2.1- OBJETIVOS GERAIS
2.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3 – DESENVOLVIMENTO
3.1 - PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
4 – AVALIAÇÃO
5 – CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
Esse trabalho vem mostrar como integrar um ambiente escolar formal com uma ambiente não escolar. O projeto tem por objetivo mostrar que é possível criar parcerias desses ambientes com as escolas ampliando o aprendizado dos alunos, e como nesse caso, se trata de uma auto-escola poder melhorar as estatísticas negativas do trânsito trabalhando na educação das crianças e adolescentes.
O ambiente escolar em questão é o Colégio Santa Catarina, situado a Rua Olegário Mariano, 139 bairro Santa Inês, em parceria com Centro de Formação de Condutores COMETA, situado na Avenida Rui Braga Ribeiro, 888 do mesmo bairro.
Centro de formação de condutores (CFC) nome dado as antigas auto-escolas no Brasil, Atribuída pela resolução COTRAN n°33, e mantida no art. 156 do atual código de trânsito brasileiro (lei n°9.503), de 23 de setembro de 1997. São escolas credenciadas com o DETRAN, que têm por objetivo a capacitação do cidadão para a condução de veículo automotor, mediante a aplicação de aulas teóricas e práticas, para a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
O tema pode ser trabalhado nas disciplinas de história, língua portuguesa, matemática, artes, inglês, e educação física, assim revelando como pode ser interessante e proveitoso inovar a maneira de educar e como um determinado assunto pode ser abordado por várias disciplinas e ter resultados significativos. Pois são de grande importância que se comece na escola o interesse e conscientização sobre a educação no trânsito.
...