Resenha Animal Farm
Por: Juliana Cardena • 28/5/2016 • Monografia • 268 Palavras (2 Páginas) • 460 Visualizações
O livro começa quando o velho porco Major conta aos outros bichos da Granja Solar sobre seu sonho de uma Revolução, que visava o bem para os animais. Por estar perto na morte, deixou Bola-de-Neve e Napoleão para organizar a sociedade depois da revolução. Expulsam os humanos da fazenda e criam uma série de mandamentos para a nova sociedade. Por muito tempo, os animais viveram e trabalharam em paz e com boas condições, apesar das discordâncias entre Napoleão e Bola-de-Neve.
Quando Bola-de-Neve teve a ideia de construir um moinho de vento, suas discordâncias com Napoleão aumentaram, resultando na expulsão de Bola-de-Neve. Napoleão, com o poder em suas mãos, manipulou os animais da fazenda para trabalharam ainda mais, em condições mínimas e beneficiando apenas aos porcos.
O livro desenha paralelos claros com a Revolução Russa e algumas de suas figuras mais importantes.
O Fazendeiro Jones representa o último czar russo, Nicolau II, que fazia sua população trabalhar sem se importar com o bem estar deles.
Major representa Karl Marx, que foi o idealizador da revolução russa.
Bola-de-Neve e Napoleão representam Leon Trotski e Joseph Stalin, respectivamente. Trotski seguia à risca os ensinamentos de Marx, enquanto Stalin era corrupto e sedento de poder. Eles sempre discordavam.
Garganta representa o departamento de propaganda de Stalin, que usou mentiras para manipular a população.
Os cachorros representam a KGB, que era a policia secreta de Stalin e utilizava de força bruta para controlar a população.
Moisés representa a religião, com promessas de um lugar melhor.
Os outros animais representam a população russa.
A Batalha do Estabulo representa a Primeira Guerra Mundial e a Batalha do Moinho representa a Segunda Guerra Mundial.
...