RESENHA UM NOVO ANIMAL NA FLORESTA
Por: Sandro Eduardo • 3/9/2018 • Trabalho acadêmico • 257 Palavras (2 Páginas) • 277 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS - VESPERTINO
Um novo animal na floresta, José Carlos de Oliveira.
Rio de Janeiro, 1980, Editora.
Um novo animal na floresta
Três anos após o lançamento do bem sucedido romance " Terror e êxtase", o capixaba José Carlos Oliveira , ou melhor seu alter ego Carlinhos Oliveira nos leva de volta ao conturbado período da ditadura militar no Brasil. Em "Um novo animal na floresta" o grande cronista mostra o seu relato autobiográfico de maneira irônica e sem papas na língua toda a sociedade boêmia carioca nos anos 70 com sua visão peculiar.
A obra em si não retrata uma história linear, possuindo poucos personagens fixos aos acontecimentos, o personagem principal entre diversos e curtos capítulos nos mostra de maneira clara que sua principal intenção é traçar histórias de pessoas inseridas em todo o contexto da ditadura militar no brasil, onde uma característica marcante é o uso do sarcasmo e ironia para a abordagem dessas histórias.
Antonio's, ponto de encontro fundamental para o desenvolvimento da história onde das pessoas mais importantes ao mais simples bêbado como Carlinhos de Oliveira, casado, importante jornalista e frequentador assíduo. Todas características comuns se não fosse o fato de que Carlinhos esconde um grande segredo em sua casa.
Carlinhos divide seu tempo ente contar história em ser colunista em um jornal de grande circulação e passar o dia inteiro nos bares, bebendo whisky, contando e ouvindo hitórias de grandes comandantes, um amigo ou mais outro cliente qualquer. Até que sua há uma reviravolta em sua vida quando Celso é refugiado em sua casa.
...