Resenha Bauhaus
Por: Natália Brandão Flório • 2/11/2015 • Resenha • 355 Palavras (2 Páginas) • 660 Visualizações
Nome: Natália Brandão Flório Turma: Vespertino (2602)
Resenha: Bauhaus
O século XIX foi marcado pelo auge da Revolução industrial que trazia várias consequências devastadoras, nas condições de vida das pessoas e nos produtos manufaturados e racionalizados. A Inglaterra era um dos países mais industrializados e desde 1850 tentava modificar os conceitos de formações dos artesãos e as escolas de arte.
A indústria era mais rápida e ágil e por isso, o criador do produto não poderia participar de toda a produção. Nessa condição histórica surge o movimento Arts and Crafts, esse movimento defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa e pregava o fim da distinção entre o artesão e o artista. No começo do século XX, surge na Alemanha a escola de artes e ofícios com o objetivo de ligar a arte e a indústria, essa escola foi fechada durante a Primeira Guerra Mundial e reaberta posteriormente. O diretor dessa escola era Walter Gropius, que conseguiu uni-la à escola de belas artes criando a Bauhaus.
Um dos principais objetivos da Bauhaus era unir artes, artesanato e tecnologia. Para isso a escola buscou tirar as artes do isolamento, incentivando os artesãos a trabalharem de forma cooperativa combinando suas habilidades e técnicas. Além disso, elevou o status das peças artesanais (cadeiras, luminárias, etc.) ao nível de obras artísticas. A escola abordava o conceito de que a função era mais importante que os ornamentos simplificando volumes, formas (geometrização), e o uso predominante de linhas retas e cores sólidas.
A Bauhaus passou por três fases, a primeira na cidade de Weimar, Walter Gropius era o diretor, mas o partido nazista foi avançando e a escola foi obrigada a mudar-se para Dessau. Nessa nova fase Hannes Meyer era o novo diretor e seu objetivo era implantar mais a arquitetura na Bauhaus. Durante a terceira fase, a escola estava sob a direção de Ludwig Mies Van der Rohe, essa fase durou pouco tempo e a Bauhaus foi obrigada a fechar em 1933 por pressão dos nazistas.
Referências
http://blog.render.com.br/design/bauhaus-a-escola-que-revolucionou-o-design/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arts_%26_crafts
http://pt.slideshare.net/SaraPlcido/a-bauhaus
DA SILVA, José Carlos Plácido; PASCHOARELLI, Luis Carlos. Bauhaus e a Institucionalização do Design: Reflexões e Contribuições. São Paulo. Estação das Letras. 2011
...