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Tópicos de Design de Interiores

Por:   •  25/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.950 Palavras (12 Páginas)  •  1.347 Visualizações

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UNIVERSIDADE PAULISTA

Tópicos de Design de Interiores

Arne Jacobsen

CAMPINAS/2015

UNIVERSIDADE PAULISTA

Arne Jacobsen

CAMPINAS/2015

RESUMO

Pedreiro, arquiteto, designer de móveis, têxtil e de cerâmicas. O dinamarquês Arne Jacobsen nascido em 1902 foi um dos mais influentes arquitetos do século 20 da Dinamarca e designers.

Como arquiteto, detalhista e observador, foi o primeiro a introduzir os conceitos do modernismo na Dinamarca, iniciando sua aplicação na indústria de móveis.  Assumindo a natureza como fonte de inspiração, conciliou simplicidade, funcionalismo, elegância e conforto em seus produtos.

Porém, foi o trabalho para uma empresa chamada Fritz Hansen que permitiu sua expansão pelo mundo.  Em 1952, criou a Cadeira Ant ( Formiga ) em seguida  no ano de 1955, as cadeiras que ficaram conhecidas como Série 7. Posteriormente, essa criação se tornaria umas das cadeiras de maior sucesso comercial no mundo. Em arquitetura, uns dos seus projetos mais conhecidos são o St. Catherine's College, em Oxford e o Hotel Royal SAS em Copenhagen para o qual desenhou as tão famosas Poltronas Egg e a Poltrona Swan que mais pareciam esculturas orgânicas em 1957.

Palavras Chave: Design, Arquitetura, Mobiliário.

SUMÁRIO

1. Introdução        

2. Obras        

2.1 Mobiliários        

2.1.1 A Série 7.        

2.1.2 A Série 3300.        

2.1.3 Cadeira ANT.        

2.1.4 Citações por Arne Jacobsen sobre ANT        

2.1.5 Poltronas Egg        

2.1.6 Swan        

2.1.7 Swan Sofá        

2.1.8 Utensilios Cylinda-Linha        

3. Projeto de Conclusão        

3.1 Hotel Royal SAS de Copenhagen        

3.2 St. Catherine's College (colégio de Santa Catarina)        

4. Análise        

5. CONCLUSÃO        

6. REFERENCIAS        

1. Introdução

Arne Jacobsen nascido no dia 11 de Fevereiro de 1902 em Copenhague, na Dinamarca, filho de pais Judeus de uma família de classe média. Queria ser pintor, mas por interferência de seu pai, foi aconselhado á optar, por uma profissão mais segura, o de Arquitetura. [1]

Como principiante de pedreiro, ficou um período trabalhando com seu pai e pouco tempo depois Arne foi aprovado na escola de Arquitetura da Academia Real Dinamarquesa das Belas Artes (Royal Danish Academy of Fine Arts), de 1924 a 1927 ele estudou também com os arquitetos e designers Kay Fisker e Gottlob Kaj. [1]

Ainda como estudante, em 1925 participou da feira de arte em Paris, Exposition  Internationale des Arts Décoratifs  et Industriels Modernes, onde ganhou uma medalha de prata pelo projeto de uma cadeira. Nessa Viagem, ele ficou deslumbrado com a estética de L’ Esprit Nouveau pavilhão de Le Corbusier. [2]

Antes de forma-se na Academia Jacobsen também viajou para Berlim onde se familiarizou com a arquitetura racionalista de Mies e Walter Groupius. Seu trabalho influenciou seus primeiros projetos na Dinamarca, incluindo um projeto para uma galeria de arte que lhe rendeu uma medalha de ouro. [2]

Depois que finalizou á arquitetura, ele trabalhou pela primeira vez na prática arquitetônica na cidade de Copenhague, para o arquiteto Poul Holsoe’s, onde juntos criaram o Enghave Parken (1928). Em 1929, em colaboração com o Flemming Lansen, ele ganhou uma competição, a Danish Architect’s Association (Associação do Arquiteto Dinamarquês) por projetar a “Casa do Futuro” que foi construída em grande escala na exposição do Fórum Dinamarquês em Copenhague. [2]

Foi um projeto em forma de espiral, uma casa de teto plano, vidros e concreto, integrando uma garagem privada á uma casa de barcos e um heliporto. [2]

Outras peculiaridades marcantes desse projeto era a maneira de abrir as janelas que acionadas por um suporte desciam como janelas de automóveis, um tubo circular transparente para o envio e o recebimento de cartas, uma cozinha equipada com refeições prontas, o que tornou  Arne Jacobsen  depois desse projeto reconhecido como arquiteto ultramoderno, detalhista e observador. Um ano depois de ganhar o premio pela “Casa do Futuro” criou o seu próprio escritório. Ele projetou a funcionalista Rothenborg House, planejado com cuidado cada detalhe, um perfil comum em todos os seus trabalhos posteriores. [2]

Depois de ter aberto seu escritório ele ganhou mais um concurso, um complexo balneário em Klampenborg na costa de Oresund (O Som em português) ao norte de Copenhague. Os vários componentes desse resort tornou o seu grande avanço público na Dinamarca, ainda estabelecendo-o como uns dos principais defensores do estilo internacional moderno. [2]

Arne Jacobsen projetou tudo até as torres salva-vidas, quiosques, vestiários, cartões de temporada e até mesmo os uniformes dos funcionários. O foco influente desse projeto deveria ter sido uma torre de vigia, com mais de cem metros de altura com um restaurante giratório no topo, no entanto foi abandonado após enormes protestos locais. Este projeto de casas a beira mar tem como nome “BellaVista”, e foi descrito como “ O sonho de um estilo de vida moderno “. Mesmo contra a oposição do público do seu estilo “avant-garde”, ele passou a construir a Stelling House em Gammertorv, em umas das praças históricas de Copenhague. [2]

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