Ética e cidadania
Por: salusa • 22/8/2017 • Resenha • 641 Palavras (3 Páginas) • 543 Visualizações
FACULDADE PRESBITERIANA MACKENZIE RIO
SALUSA LOPES BELO
ÉTICA E CIDADANIA
PROF. FABIANO ALMEIDA
RIO DE JANEIRO
2017
- A distinção entre ética e moral.
Ética: reflexão racional, filosófica ou científica sobre a conduta moral. Nasce em Atenas com Sócrates, Aristóteles e Platão. A ética é um tipo de postura e se refere a um modo de ser, à natureza da ação humana, ensina a lidar com as situações da vida e ao modo como vivemos e nos relacionamos uns com os outros em sociedade.
Moral: veio primeiro que a ética. Comportamento aprendido na prática da convivência social e reproduzido na prática por hábitos ou costumes. São regras eleitas como necessárias para o convívio em sociedade. São também determinadas pela própria sociedade. Nasce de uma necessidade prática, para limitar as relações sociais.
- Os fundamentos da ação moral.
O Fundamento transcendente ou transcendental
Toda tentativa de se afirmar a existência de uma moral ou direito natural parte de uma necessidade a priori de fundamentar a conduta humana em um princípio não contingente e a-histórico ou a-temporal que confira àqueles valores e normas um caráter de estabilidade e imutabilidades perenes.
Do ponto de vista histórico-filosófico esta perspectiva sobre a moral e o direito é expressa no dualismo platônico entre o mundo sensível e o mundo das ideias. Em resumo se baseiam em postulados concebidos a priori a partir de raciocínio especulativo.
Prescinde da indução e da experiência.
Seu fundamento tende a ser essencialista, metafísico, a-temporal ou a-histórico.
A Dignidade Humana e o Consenso
O outro seria o consenso buscado através de ações convergentes e do diálogo e dos argumentos públicos entre representantes de moralidades distintas.O infanticídio serve como exemplo: uma prática aceitável em algumas culturas indígenas, pois o que determina se essa é uma prática antiética ou não seria a cultura onde tal prática se originou.
O Fundamento Legal Positivo
Há também o fundamento legal positivo: o consenso depende da busca por um fundamento universal nas normas exaradas nas legislações governamentais e códigos de ética (até mesmo nos códigos de ética profissionais)
[pic 1]
- Os aspectos constitutivos da ação moral.
à ação moral não acontecem de maneira estanque, mas formam um ato único e 1-A motivação ou intenção- MOTIVO
É o motor da ação moral. Pode ser consciente ou inconsciente, altruísta ou egoísta.
Exemplo: Claudio ofereceu um prato de comida ao mendigo faminto. Certamente esse ato moral de Claudio teve uma motivação qualquer. Essa motivação pode ter sido a compaixão de Claudio pelo mendigo (altruísmo) ou o desejo de ser elogiado pelas pessoas (egoísmo), bem como esta motivação pode ter sido consciente ou não.
...