A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
Por: anagamabio • 12/12/2015 • Trabalho acadêmico • 4.628 Palavras (19 Páginas) • 319 Visualizações
[pic 1]AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
ANA ALINE SANTANA GAMA
DAIANE SILVA DE ALMEIDA
ELITA DA SILVA REIS
GUSTAVO VITAL DOS SANTOS
MARTA XAVIER SOUZA
MAIANA DA CRUZ CONCEIÇÃO
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
PARIPIRANGA
Outubro de 2015
ANA ALINE SANTANA GAMA
DAIANE SILVA DE ALMEIDA
ELITA DA SILVA REIS
GUSTAVO VITAL DOS SANTOS
MARTA XAVIER SOUZA
MAIANA DA CRUZ CONCEIÇÃO
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
Projeto apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade AGES como um dos requisitos para obtenção da nota parcial da disciplina de Avaliação e Currículo, sob orientação do Professor Glaydston Machado.
PARIPIRANGA
Outubro de 2015
AGRADECIMENTOS
A Deus por ter nos dado saúde e força para superar as dificuldades.
A UNIAGES e seu corpo docente e administrativo que oportunizaram a janela para a elaboração deste projeto.
Ao nosso orientador Glaydston Machado, pelo suporte nesse pouco tempo pelas correções, dicas e incentivos.
Aos nossos pais, pelo amor, incentivo e apoio incondicional.
E a todos que direta ou indiretamente fizeram parte da elaboração deste projeto, o nosso muito obrigado.
RESUMO
O presente projeto aborda aspectos teóricos que norteiam a temática “A avaliação da aprendizagem no contexto interdisciplinar”, e como vem sendo trabalhada na sala de aula, apropriando-se de teorias que convalidam a melhor postura de se avaliar os estudantes, não incorrendo em formas de medir ou punir. Para que se tenha uma dimensão cientifica são usados autores como: Fazenda, Bonatto, Luckesi entre outros, que auxiliam na abordagem de como os professores devem administrar uma boa avaliação do aluno e poder trazer o contexto de interdisciplinaridade para a sala de aula.
PALAVRAS-CHAVE: Avaliação; alunos; professor; aprendizagem; interdisciplinaridade;
Sumário
INTRODUÇÃO
TEMA
PROBLEMA
OBJETIVOS
GERAL
ESPECIFICOS
HIPOTESE
MARCO TEORICO
MARCO METODOLÒGICO
CRONOGRAMA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado com objetivo de mostrar como acontece à avaliação em um contexto interdisciplinar. Para tal será levantado uma problematização. E para dar credibilidade à hipótese as quais são abordados diversos autores que respondem sobre a temática trabalhada em aula.
Além do referencial teórico e planejamento do projeto será realizado um dia de campo, onde todos os integrantes do grupo irão passar oito horas na escola Estadual Prof. Luiz Navarro de Brito, situada no município de Cicero Dantas-Ba como produto de coleta de dados e vivências da temática abordada. A necessidade deste trabalho se da pela grande existência de muitos professores despreparados em salas de aula sem capacidade de gerar um ambiente interdisciplinar o que dificulta na avaliação dos estudantes.
A avaliação da aprendizagem se faz presente na vida de todos nós que, de alguma forma, estamos comprometidos com atos e práticas educativas. Pais, educadores, educandos, gestores das atividades educativas públicas e particulares, administradores da educação, todos, estamos comprometidos com esse fenômeno que cada vez mais ocupa espaço em nossas preocupações educativas (LUCKESI, 2005).
A origem da interdisciplinaridade está nas transformações dos modos de produzir a ciência e de perceber a realidade e, igualmente, no desenvolvimento dos aspectos político administrativos do ensino e da pesquisa nas organizações e instituições científicas. Mas, sem dúvida, entre as causas principais estão a rigidez, a artificialidade e a falsa autonomia das disciplinas, as quais não permitem acompanhar as mudanças no processo pedagógico e a produção de conhecimento novos (PAVIANI, 2008).
Um ponto central no processo de ensino e aprendizagem é a avaliação, ela vai além de atribuição de notas, em ensino pautado de habilidades e competências, a avaliação hoje é voltada para os resultados dos exercícios e o processo de aprendizagem, no que serve para o acompanhamento da construção de conhecimento para o alunado e também como orientação para o docente, em seu trabalho escolar pedagógico.
Logo, a Segundo SANT’ANNA, 1997, p. 31, “Avaliação é um processo pelo qual se procura identificar, aferir, investigar e analisar as modificações do comportamento e atendimento do aluno, do educador, do sistema, confirmando se a construção do conhecimento se processou, seja este teórico (mental) ou prático.” Neste sentido, o currículo esta sendo considerado o elemento essencial nas unidades escolares ele tem sido visto como conteúdos há ensinar e ser aprendido vivencia de projetos experimentais na escola, os planos pedagógicos e também como forma de objetivo a ser aprendido, ou seja, torna-se um processo de avaliação. (MOREIRA; CANDAU, 2006).
...