A Ciência da informação tem vindo a evoluir ao longo das últimas épocas devido ao avanço da tecnologia.
Por: a1ferreira • 7/11/2017 • Monografia • 610 Palavras (3 Páginas) • 234 Visualizações
O que é a Ciência para nós?
Ciência é aquilo que pode ser estudado, aquilo que comprova, aquilo que promove factos. Há vários tipos de ciência: forense, marinha e ciência de informação. Cada tipo de ciência relata um determinado assunto. Podemos explorar, desenvolver e aprofundar conhecimentos. Falando um pouco sobre a ciência de informação, pode-se dizer que é uma ciência que nos é transmitida através de rádios, televisão, jornais e redes socias. Essa informação pode ser relevante para um indivíduo como a mesa informação pode ser completamente insignificante para outro indivíduo.
A ciência da informação tem vindo a evoluir ao longo das últimas épocas devido ao avanço da tecnologia. Hoje em dia, não precisamos de sair à rua para ler um jornal. Essa informação pode ser obtida através de um dispositivo tecnológico (telemóvel, tablet, computador). Atualmente interessa-nos a informação que nos chega através de factos científicos testados e comprovados.
Considera que atualmente Portugal vive em função da Ciência, Religião ou das competências do próprio ser humano?
Atualmente Portugal vive em função da religião apesar de ser um estado laico. Portugal é uma sociedade maioritariamente cristã (cerca de 81% da população), só existem dois tipos de feriados, católicos e nacionais, somos um país envelhecido o que também ajuda a vivermos em função da religião.
Houve ao longo da nossa história acontecimentos religiosos que ajudaram a estabelecer uma certa crença no povo português, como por exemplo a aparição de Nossa Senhora de Fátima “avistada” por três crianças. Na altura e nos dias de hoje a palavra de três crianças é 100% credível aos olhos da maior parte da população devido a crença e fé do nosso país. Para estabelecer a aparição de Fátima como o acontecimento religioso mais importante do nosso país foi construído o santuário de Fátima, que, movimenta milhões de pessoas ao santuário e milhões de euros.
Já vivemos numa ditadura “religiosa”, a ditadura de Salazar, onde a religião era um dos principais pilares do país e era a religião oficial do país, sendo esse o ponto mais alto da religião cristã no nosso país, cerca de 95% da população era cristã.
Hoje em dia, a maior parte de nós quando alcança algum objectivo ou algo de bom nas nossas vidas, damos o mérito dessa conquista á religião mesmo que indiretamente com o uso de expressões, como por exemplo: “Graças a Deus”, quando nos cumprimentamos também damos uso á religião, por exemplo: “Deus te acompanhe”, “Até amanhã se Deus quiser”, e, não acontecem só coisas boas nas nossas vida, o oposto também acontece e requisitamos a religião, por exemplo com as expressões: “Por amor de Deus”, “Valha-me Deus”, “Oh meus Deus”.
Fundamente como se vê em relação à ciência, religião e às competências do ser humano.
A ciência tem vindo a evoluir ao longo dos séculos e, por isso, tem comprovado várias teorias que antes eram consideradas falsas e desmitificado outras que eram consideradas verdadeiras e credíveis para as pessoas. Ao longo dos anos podemos observar uma grande evolução (por exemplo) na medicina e, como tal, muitas vidas se têm salvado devido à evolução desse conhecimento medicinal. Acredito que esse desenvolvimento tem trazido muito mais segurança às pessoas que, por exemplo, têm a sua saúde em risco e precisam de transplantes ou cirurgias. Apesar de vivermos num país muito religioso não acreditamos em qualquer religião, acreditamos em factos, e é isso que a ciência traz ao mundo.
...