A Comunicação Essencial
Por: rvsousa • 27/5/2019 • Dissertação • 430 Palavras (2 Páginas) • 121 Visualizações
No âmbito corporativo a comunicação é um fator essencial para facilitar um método seletivo de boa qualidade, a fim de viabilizar o processo tanto ao recrutador quanto ao candidato. Deixar claro o que quer do candidato, tomar ciência do público receptor a vaga, garantir que a mensagem transmitida seja entregue e entendida conforme o desejado são funcionalidades atribuídas a uma comunicação eficaz.
A primeira etapa de um processo eficiente acontece internamente. O recrutador junto à equipe de RH é encarregado de examinar os perfis de funcionários já atuantes na empresa, considerarem o desejo de crescimento e atribuir à oportunidade “dentro de casa”. Dispondo recursos para desenvolver o funcionário, seja com cursos profissionalizantes, treinamentos específicos, testes de adaptações e aptidão com a vaga oferecida. Após essa análise, estende-se o processo externamente, verificando o meio de canal mais viável a empresa e ao público a ser alcançado.
Ao espalhar o processo a equipe responsável deve-se atentar a descrição da vaga, é recomendável que seja de forma minuciosa, ressaltando pós e contras, com detalhes referentes às vagas oferecidas, como salários, benefícios, carga horária com o objetivo de eliminar futuros candidatos que não se identificam com o que foi divulgado, fazendo com que esse primeiro contato seja um filtro. Posteriormente, a empresa segue com o cronograma de praxe, entrevistas, dinâmicas, etc. Com intuito de conhecer o participante.
A finalidade do processo dá-se ao encontrar o candidato. Após conhecê-lo, a empresa certifica-se de estar devidamente preparada para recebê-lo. Garantindo que o imóvel possua recursos adequados e disponíveis as necessidades do candidato sejam elas físicas ou psicológicas. Caso haja alguma incoerência, cabe a empresa adaptar-se para a integração. Uma empresa para ser minimamente boa, deve garantir os direitos civis, humanos mais básicos da sociedade. O psicólogo Abraham H. Maslow criou um conceito de hierarquia das necessidades humanas, onde destaca cinco necessidades mínimas atribuídas ao ser humano para que cada um atinja sua satisfação pessoal e profissional, entre elas, Segurança (segurança do corpo, do emprego, de recursos, da moralidade, da família, da saúde, da propriedade) e Realização Pessoal (moralidade, criatividade, espontaneidade, solução de problemas, ausência de preconceito, aceitação dos fatos). Ressalto que emprego com qualidade é DIREITO de todos.
Sendo assim, partimos do pressuposto onde destacamos a comunicação como ferramenta útil a divulgação, instrumento que quando bem utilizado pelo emissor e entendido pelo receptor, extingue quaisquer riscos de mal entendido, falta de inclusão social e qualquer outro fator que denigra fisicamente e emocionalmente ambas as partes. A comunicação é uma via de mão dupla, deve ser bem elaborada para minimizar inconvenientes que ameacem a integridade do grupo.
...