A Discussão de Ciência Política
Por: CEGAB_Pedrinho • 10/3/2023 • Trabalho acadêmico • 1.088 Palavras (5 Páginas) • 70 Visualizações
Discussão 2
- Desde a Grécia antiga, os conceitos de ética e política estiveram correlacionados. Na Antiguidade Clássica, filósofos acreditavam que a atuação política deveria buscar o melhor para a sociedade, visando sempre o bem comum. Na Idade Média, existia uma associação de ética e política com a questão religiosa, em que políticos deveriam ter virtudes cristãs, já que era Deus que ditava seus caminhos. Já na Idade Moderna, houve o desenvolvimento da Ciência Política, principalmente baseado na obra de Maquiavel, em que a ciência política é uma ciência neutra, ou seja, isenta de considerações de natureza ética.
- A população enxerga essa relação, assim como Platão e Aristóteles, como a busca da realização do bem comum, sendo esse o seu objetivo final. Para os políticos, a política é a maneira de obter e manter estável o poder, dessa forma fazer o bem é o meio para conquistar o apoio dos eleitores e atingir o objetivo.
Discussão 3
Nicolau Maquiavel foi um historiador, poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de ter escrito sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser.
Os conceitos desenvolvidos por ele romperam com a tradição medieval teológica e também com a prática, comum durante o Renascimento, de propor Estados imaginários perfeitos, os quais os príncipes deveriam ter sempre em mente. A partir da observação da política de seu tempo e da comparação desta com a da Antiguidade formula o seu pensamento por acreditar na imutabilidade da natureza humana.
No saber comum, Maquiavel é definido como um pensador maldito, e os termos "maquiavélico" e "maquiavelismo" estão ligados à idéia de maldade. Já entre os acadêmicos, Maquiavel divide opiniões. Muitos o acusam e acusaram, como Shakespeare que o tratou de "The Murderous" (sanguinário, cruel, homicida), ou a sua associação com o diabo “The old Nick” - que significa ensino cristão sobre o diabo, na era vitoriana, ou mesmo na incriminação que os jesuítas faziam aos protestantes na época da reforma, considerando os discípulos de Maquiavel.
Muitos o consideram como conselheiro de tiranos, já que em O Príncipe, defendeu a centralização do poder político e não propriamente o absolutismo. Maquiavel se preocupava em manter o Estado, por isso deixa conselhos para o soberano sobre como o fazer. Desse modo, ele apresenta propostas de como dominar nações.
Por outro lado outros o veem como conselheiro do povo, pois em O Príncipe, Maquiavel tentava alertar o povo sobre os perigos da tirania. Rousseau o interpretou da seguinte forma: fingindo dar lições aos reis, deu-as, e grandes, aos povos. Há os estudiosos que afirmam ser O Príncipe uma sátira dos costumes dos governantes ou que o autor não acreditaria no que escreveu, baseando esta afirmação na preferência que teria Maquiavel pela República como forma de governo. No entanto, o autor também critica a República.
EXERCÍCIO 2
1) QUAL A DIFERENÇA ENTRE ÉTICA E MORAL?
Ética = Obediência a costumes e hábitos herdados - é a ciência que estuda a conduta humana.
Moral = Busca amparar as ações morais exclusivamente pela razão - é a qualidade da conduta humana analisada pelo ponto de vista do bem e do mal.
2) QUAIS OS DOIS PRINCIPAIS CONCEITOS DE POLÍTICA?
O primeiro, é que a política é a dedicação na realização do bem comum, sendo esse o seu objetivo final.
Já o segundo, é o de que a política é a arte de conquistar e de manter estável o poder. Dessa forma, o bem não é exatamente um fim, mas o modo de obter o apoio dos cidadãos com vistas a alcançar esse objetivo. Esse conceito, provém das interpretações da obra de Maquiavel e se coaduna com as concepções da ciência política moderna, que é concebida como uma ciência neutra, apartada de considerações de natureza ética.
...