TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Exportação de Automóveis - Brasil

Por:   •  18/5/2020  •  Seminário  •  2.396 Palavras (10 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DE SOROCABA

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS

CURSO DE COMÉRCIO EXTERIOR

Armstrong Rhuan Félix Costa

Bruna Machado Ferreira

Felipe Bosco e Vasconcelos

“EXPORTAÇÃO DE AUTOMÓVEIS: DEPENDÊNCIA, BUSCA DE NOVOS MERCADOS, MOMENTO ATUAL”

Sorocaba/SP

2019

Armstrong Rhuan R.A.: 00092365

Bruna Machado R.A.: 00092348

Felipe Vasconcelos R.A.: 00092523

“EXPORTAÇÃO DE AUTOMÓVEIS: DEPENDÊNCIA, BUSCA DE NOVOS MERCADOS, MOMENTO ATUAL”

Trabalho do Curso de Comércio Exterior apresentado como exigência parcial para obtenção de aprovação na Matéria de Gestão do Comércio Internacional da Universidade de Sorocaba.

Orientador: Prof. Me. Sergio de Almeida Cid Peres

Sorocaba/SP

2019

RESUMO

Este trabalho acadêmico tem como principal objetivo abordar os seguintes temas inerente a exportação de automóveis: A atual dependência que o Brasil possui de seu vizinho Argentina, em função da alta porcentagem de produtos manufaturados, em especial veículos, destinados a ao país latino e como a crise que este país tem passado impacta de forma preocupante o resultado das industriais automobilísticas brasileiras. Em função deste cenário, apresentam-se as alternativas que o setor automotivo tem buscado para contornar tal situação, e quais são os desafios atrelados a cada uma dessas opções. Abordaremos, portanto, a busca por novos mercados consumidores e seus respectivos obstáculos a serem enfrentados. Dentre as variáveis dificultadores para a exportação a outros países, destacamos como a escassez de acordos comerciais no mercado internacional ocasionam uma falta de competitividade da indústria brasileira, principalmente em função dos altos custos de produção dos veículos, atrelada a uma falta de política industrial, além dos atrasos tecnológicos que influenciam na qualidade do produto final. Em contrapartida, verifica-se movimentos de melhora no momento atual do país, que refletem positiva e diretamente no mercado alvo de estudo. Apresentamos alguns dos indicadores que constroem uma expectativa de crescimento e desenvolvimento para os próximos anos, que tem como principal responsável, o novo governo brasileiro.

Palavras-chave: Industria Automobilista. Exportações. Brasil. Argentina. Novos mercados. Crise. Expectativas.


ABSTRACT

The main objective of this academic work is to address the following issues inherent in car exports: Brazil's current dependence on its neighbor Argentina, due to the high percentage of manufactured products, especially vehicles, intended for the Latin country and how The crisis that this country has been going through has a worrying impact on the results of Brazilian automobile manufacturers. Given this scenario, we present the alternatives that the automotive sector has sought to overcome this situation, and what are the challenges linked to each of these options. We will address, therefore, the search for new consumer markets and their respective obstacles to be faced. Among the variables that hinder export to other countries, we highlight how the scarcity of trade agreements in the international market cause a lack of competitiveness of the Brazilian industry, mainly due to the high production costs of vehicles, linked to a lack of industrial policy, besides technological delays that influence the quality of the final product. On the other hand, there are improvement movements in the current moment of the country, which reflect positively and directly in the target market of study. We present some of the indicators that build an expectation of growth and development for the coming years, whose main responsible is the new Brazilian government.

Keywords: Automotive industry. Exports Brazil. Argentina. New markets. Crisis. Expectations.


LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Gráfico 1.0 – Exportações para Argentina.

Gráfico 2.0 – Exportações: Cenário.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        6

2        Dependência brasileira nas exportações para a argentina        7

2.1        Reservas internacionais em baixa - Crise de 2002 e seu impacto no Brasil        8

3        Momento atual do mercado de automóveis        9

4        Busca de novos mercados para exportação        11

5        Considerações Finais        13

6        Referências        14

  1. INTRODUÇÃO

Em função do difícil cenário econômico em que o Brasil está inserido, que perdura quase 6 anos, a maioria esmagadora dos mercados sofreu retrações em seus resultados. Dentre os principais, o mercado automobilístico brasileiro observou uma queda importante nos volumes de venda dos últimos 3 anos, em destaque as exportações.

Nossa vizinha Argentina também apresenta uma economia fragilizada em função da alta dívida externa que o país possui, bem superior as reservas de capital do Governo, da alta inflação e da grande desvalorização da moeda nacional, que influenciam diretamente na redução das importações de veículos, e consequentemente, de seu principal fornecedor, o Brasil.

Para reduzir os riscos de impacto na balança comercial brasileira, o Brasil reduziu a produção dos automóveis e as montadoras residentes no país estão em busca de novos parceiros comerciais para distribuir a produção que seria destinada à Argentina.

Com as reservas em baixa mais uma vez, depois da crise de 2002, a Argentina está procurando se reerguer, enquanto o Brasil está em busca de novos mercados para suprir a dependência causada pelas exportações para o país. Outro desafio para a Industria automobilística que, pelo baixo desenvolvimento tecnológica e de manufatura nos últimos anos, somados a altos custos produtivos ocasionados pela carga tributária e pela ociosidade das plantas fabris, perde competitividade em novos mercados com consumidores mais maduros e exigentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (193.7 Kb)   docx (127.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com