A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Por: 7598547226 • 4/4/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 424 Palavras (2 Páginas) • 59 Visualizações
[pic 1]
Cecília Beatriz¹
Viviane Oliveira²
RESUMO
[pic 2]
[pic 3]
Palavras-chave:
1. INTRODUÇÃO
[pic 4]
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
“Dessa forma, não se pode tomar a instrumentalidade apenas como singularidade, como um fim em si mesma, o que significaria suprimi-la como particularidade. Pois, no cotidiano, como o espaço da instrumentalidade, imperam demandas de natureza instrumental”. Segundo a Revista Eletrônica da Faculdade Flama (2009, p.39)”.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO[pic 14]
Diante dos resultados obtidos, vimos as hipóteses elaboradas para responder a este problema foram evidenciadas pelas três dimensões constitutivas do trabalho do assistente social ao longo do decorrer da historia.
Ao decorrer da historia do serviço social, enquanto profissão teve sua trajetória voltada para ações de caridade e filantropia, com perspectiva assistencialista de favor e troca. De acordo com Iamamoto “Para compreender o papel do assistente social no mercado de trabalho e a sua função na sociedade é preciso entender que a prática profissional só “adquire inteligibilidade e sentido na história da sociedade da qual é parte e expressão”. Na década de 1980 verifica- se que as produções teóricas no serviço social apontam para a necessidade de se trabalhar a unidade entre as dimensões da profissão (teórico metodólogica, ético politica e técnico-operativa) para se realizar uma intervenção competência. O serviço social é uma profissão de carácter sociopolítico, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das ciências humanas e sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”. O que se observa é que, ao realizar seu exercício profissional executando atividades por meio de prestação de serviços socioassistenciais ou mesmo, planejando e operacionalizando programas e projetos apensos ás políticas públicas, é solicitado ao profissional o domínio desse tipo de trabalho como uma perspectiva metodólogica, nesse sentido, os estudos na área são necessário a fim de colocar em debate o modo como os assistentes sociais realizam e reconhecem esse tipo de trabalho.
...