A Institucionalização do Serviço Social
Por: jleao • 20/8/2015 • Trabalho acadêmico • 346 Palavras (2 Páginas) • 329 Visualizações
1) Em que momento seu deu a institucionalização do serviço social no brasil?
A institucionalização do Serviço Social se deu devido à relevância da profissão, ou seja, significa como e quando o serviço social foi visto como uma profissão relevante e de importância para a sociedade os quais expuseram a emergência em ofertar respostas às expressões da questão social. A institucionalização do serviço social no Brasil surgiu nas décadas de 20 e 30 com ênfase nas ideias de Mary Richmond sob influência da igreja católica, nos anos 40 e 50 é marcado pelo tecnicismo, com base na psicanálise e na sociologia de base positivista, funcionalista sistêmica e a flexibilização do trabalho por meio da terceirização.
2) No brasil, qual foi o propósito da igreja católica e a classe capitalista ao apoiar as pratica social?
Por outro lado, é importante também destacar que no Brasil, o Serviço Social teve sua origem a partir do amplo movimento social, desenvolvido pela Igreja Católica objetivando recristianizar a sociedade
3) Atuação do serviço social ocorre a partir de que visão do mundo?
A emergência e institucionalização do Serviço Social como especialização do trabalho ocorre nos anos 20 e 30, sob influência católica europeia. Com ênfase nas ideias de Mary Richmond e nos fundamentos do Serviço Social de Caso, a técnica está a serviço da doutrina social da Igreja.
Será que podemos pensar que a questão social como sinônimo de problema social? De a sua opinião, de acordo com a leitura deste texto.
Pensar as políticas sociais de um modo geral e, de modo particular, a política de assistência social na realidade brasileira, supõe pensá-las no contexto das contradições da sociedade capitalista, que reside na produção coletiva de riqueza e sua apropriação privada. A ideia de que o horizonte possível na ordem burguesa atual seja a adoção de políticas sociais que resultem em padrões aceitáveis de pobreza, argumenta-se que a Assistência Social pode ser uma política social que contribui para a inclusão social e para a ampliação da capacidade das classes subalternas de alterar o já dado e construir novas possibilidades para a conquista de políticas sociais universalizastes.
...