A SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Por: vetog • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.260 Palavras (10 Páginas) • 159 Visualizações
PROCESSOS DE RH
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................03
2 DESENVOLVIMENTO....................................................................................04
2.1 DINÂMINAS EM GRUPO E JOGOS.........................................................05
2.2 SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO..................................................07
2.3 GERÊNCIA MOTIVAÇÃO E LIDERENÇA..................................................08
3 CONCLUSÃO.................................................................................................11
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................12
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão blibliográfica sobre as matérias abordadas ao longo deste semestre.
Será discutido a definição de treinamento, como este deve ser planejado e seus tipos. Abordará também, a diferença entre dinâmicas de grupo e jogos aplicados em treinamento ressaltando suas vantagens e como é realizada a avaliação de resultados de treinamento.
Serão apontados as responsabilidades que podem ser atribuídas na ocorrência de acidente grave e ou fatal com exemplos práticos, o que é uma programa de saúde e segurança no trabalho e sua estruta, como é feito o planejamento e a avaliação desse programa e a importância do PPRA e do PCMSO para as organizações e como eles devem interagir entre si.
E finalizando será definido o que é liderança e autoridade formal e quais são os estilos de liderença e como essas ações são desenvolvidas para se tornarem práticas.
2 Desenvolvimento
Atualmente devido às rápidas mudanças, avanços tecnológicos e maior competitividade no mercado as empresas vem buscado se adaptar a essas para que possam sobreviver a essa disputa, mediante a essas dificuldades muito tem se falado sobre treinamento e desenvolvimento como agentes de mudanças, mas para que esses sejam eficazes é de suma importância que sejam bem definidos, compreendidos e executados de forma excelente. Mas o que vem a ser treinamento e desenvolvimento? Segundo Chiavenato (2010) o conceito de Treinamento pode apresentar diferentes significados. Antigamente o treinamento era considerado um meio para adaptar cada pessoa a seu cargo e desenvolver a força de trabalho da empresa a partir da descrição de cargos. Atualmente, o conceito foi ampliado,considerando o treinamento como um meio para alavancar o desempenho do cargo.
Treinamento é o processo de desenvolver qualidades nos recursos humanos para habilitá-los a serem maisprodutivos e contribuir melhor para o alcance dos objetivos organizacionais. O propósito do treinamento é aumentar a produtividade dos indivíduos em seus cargos influenciando seus comportamentos(CHIAVENATO, 2010, p. 357).
E em relação a desenvolvimento segundo Marras (2009) conceitua-o como um programa que oferece ao treinando uma macro visão de business, preparando-o para vôos mais altos, a médio e longo prazos. Para Marras (2009), o desenvolvimento nas empresas é como desenvolver seus talentos, tornando-os aptos e qualificados em suas tarefas. Um bom plano de desenvolvimento permite que a organização esteja preparada para enfrentar diversas situações do mercado. O desenvolvimento busca aprimorar, aguçar a potencialidade, a capacidade dos talentos dentro das organizações.
Para planejar um programa de treinamento antes é necessário fazer um levantamento em cima das necessidades para assim passar para a elaboração de um programa, Graceffi (2006, p. 24) argumenta que o planejamento do treinamento consiste em quantificar, escolher quando e como suprir as necessidades já definidas e quais recursos humanos, materiais e financeiros serão necessários mobilizar.
Os tipos de treinamento podem ser divididos em dois grupos:
O treinamento on the job realizados na empresa que engloba o treinamento introdutório, a rotação de cargos, os programas de estágios e treinne. E temos também out the job, que é realizado fora da empresa onde temos as palestras, seminários e conferências, simulações, dramatizações, estudos de casi e jogos da empresa.
2.1 DINÂMINAS EM GRUPO E JOGOS
Dinamica de grupo pode ser definida como : toda atividade que se desenvolve em um grupo, que objetiva interagir, desinibir, “ quebrar gelo, divertir, refletir, aprender, apresentar, promover o conhecimento, incitar a aprendizagem, competir e aquercer. Atividade importante principalmente em uma fase inicial onde tenha certa timidez por pessoas envolvidas, funcionando como o famoso "quebrar o gelo"
Dinâmicas de Grupo são utilizadas para integrar e reunir pessoas a favor de uma atividade com o objetivo de passar um ensinamento, interação e preparar seus integrantes para os desafios constantes da profissão.
Os jogos na organização apresentam realidades específicas nas aréas de atuação empresarial. Dessa maneira, foco é usar o jogo para desenvolver habilidades técnicas em determinas atividades nas organizacões e desenvolver melhores relações sociais entre os grupos. Assim, visa desenvolver comportamentos e atitudes em diferentes situações dentro da empresa.
Segundo Datner (2006, p.16-17), os jogos usados em treinamento, educação empresarial, têm em foco a espontaneidade e a criatividade para promover o jogar visando a união ecooperação. Deve proporcionar o desenvolvimento pessoal, profissional e de grupos. Datner entende que o ser humano precisa jogar para aprender viver, pois faz parte de usa essência o desvendar o imponderável, ser curioso, levantar hipóteses, experimentar outra realidade naprópria realidade. Usar jogos de empresas nesta perspectiva facilita a aprendizagem, mudanças,criatividade, motivação energia e prazer, uma vez que para aprender tem que haver satisfaçãonaquilo que se pretende conhecer ou estar em processo.
Falcão e Vila (2002, p.30-32) mostra que para atingir o objetivo do treinamento ou desenvolvimento através dos jogos, o facilitador deverá utilizar o Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV) composto por vivência, relato, processamento, generalização e aplicação. A vivência tratado jogo propriamente dito e normalmente é a fase que mais tempo exige de preparação prévia, é à base do ciclo de aprendizagem vivencial. O relato refere-se a trocar de experiência após o jogo, ou seja, relata-se o que as pessoas perceberam e como se sentiram durante o processo. O processamento trata de associar as vivências com os padrões de comportamento do grupo e sistematizar as experiências. A generalização deve permitir ao treinando a transcender da realidade do Jogo para a realidade da empresa. A última etapa do CAV refere-se à aplicação, onde os treinados irão elaborar planos de ações a partir das experiências adquiridas no jogo, é a mudança de comportamento propriamente dita.
...