A importancia da politica na vida de individuos em sociedade
Por: Yan Bueno • 29/10/2021 • Dissertação • 659 Palavras (3 Páginas) • 202 Visualizações
A importância da política na vida de uma sociedade é algo que, principalmente em momentos de crise como no atual cenário de pandemia, gera muito debate em toda a sociedade. Na Grécia Antiga, berço do pensamento ocidental, propositalmente a política era feita em praças e em construções próximas a grandes centros de comercio, pois era ali, nos ambientes públicos que observava o cotidiano dos cidadãos, o cuidado com as praças e nas feiras, onde o preços dos alimentos que abasteciam a população variavam de acordo com as decisões tomadas por meio da política, tanto na Grécia Antiga quanto no Brasil dos dias atuais a política impacta de diversas maneiras, direta e indiretamente a vida de todos os indivíduos que compõe uma sociedade.
O impacto de decisões politicas na vida cotidiana de uma sociedade não se dá ao acaso. A população de uma sociedade democrática por exemplo, escolhe representantes no âmbito da política, concedendo-lhes o poder político considerado legitimo, haja a vista que suas decisões impactam todos os indivíduos da sociedade em questão, segundo John Locke, apenas o consentimento (da população) é a única fonte deste poder politico legitimo, portanto, as medidas e decisões importantes tomadas na política deveriam, na teoria, serem acatadas por toda a população, pois os seus representantes chegariam a um consenso que agradasse os interesses de todos os indivíduos que compõe a sociedade, o que não se observa na prática.
Todavia, parte da população tende a não acatar tais decisões com facilidade, agindo de acordo com seus interesses individuais e não coletivos. Seguindo a ótica de Thomas Hobbes, o homem não é sociável por natureza, por conta disso determinadas atitudes individualistas ocorrem. Logo é dever do Estado tomar decisões que detenha as atitudes desses indivíduos que serão prejudiciais à maioria. De acordo com Maquiavel, o príncipe (Estado) deve ser dotado de virtù, um conjunto de características, dentre elas a sabedoria, e agir de modo que seu povo o ame ou o tema. No cenário atual da pandemia, nosso governo decidiu adotar medidas que fizeram os cidadãos teme-lo, impondo, por exemplo, a obrigatoriedade do fechamento dos comércios, e em caso de descumprimento, multas seriam aplicadas, mesmo parte da sociedade não acreditando ser a melhor opção a ser tomada, essa decisão foi seguida pelo temor de sofrer tais consequências.
É inegável o fortalecimento do Estado neste atual período de crise. Este fato não pode ser desprezado porque, embora o descontentamento da sociedade com os desmandos políticos seja elevado, na visão de Hobbes a população cedeu sua liberdade ao firmar o pacto social, confiando o poder nas mãos do governo com o intuído de se proteger de perigos como este. O controle sobre a economia (como a viabilidade de deslocamento nos estabelecimentos ou a disponibilidade de auxílios emergenciais), do transporte e das políticas sanitárias (como o distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras) foram legitimadas e tornaram-se artifícios para o domínio governamental sobre o indivíduo. Desse modo, a importância política na vida do brasileiro foi ampliada após este perder um pouco de sua autonomia.
O Estado tem a função de garantir o bem-estar social e possibilitar a vida em sociedade, conforme estabelecida na firmação do pacto social. Em momentos pandêmicos e de crise como os atuais é onde se verifica a influencia da politica na vida cotidiana dos indivíduos que compõe uma sociedade, seja na manutenção da inflação, que causou a alta do preço do arroz, na pratica da quarentena e até mesmo no uso de máscaras. A política influência diretamente e em todos os âmbitos a vida de toda a população, caso o contrário, não seria possível evitar o caos e a barbárie, e até mesmo não deveríamos mais nos submeter a este pois, não garantir o bem-estar social e a vida em sociedade seria uma quebra do pacto social firmado entre os homens.
...