As Relações Governamentais
Por: YanSS • 12/12/2022 • Resenha • 6.144 Palavras (25 Páginas) • 208 Visualizações
Questão 1/10 - Relações Governamentais
Considere o trecho a seguir:
“Elementos centrais da teoria democrática, as noções de participação e representação vêm demarcando, historicamente, as principais diferenças na confusa – e polissêmica – trajetória da constituição de modelos de democracia. Trata-se de dois conceitos que, por marcarem diferenças significativas nas orientações normativas acerca da melhor forma de governo, tendem a ser dicotomizados nas reflexões e proposições teórico-analíticas, carregando uma disputa de representações e orientações acerca do significado e do papel da política e da democracia em nossas sociedades.”
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos na disciplina de Relações Governamentais, assinale a alternativa que apresente, corretamente, os três modelos puros de representação:
Nota: 10.0
[pic 1] | E | Relação de delegação; de confiança; e como um espelho da sociedade. Você acertou! Na teoria democrática, há três modelos puros de representação: o primeiro entende a representação como relação de delegação; o segundo, de confiança; o terceiro, como um espelho da sociedade. Referência: Rota de Aprendizagem de Relações Governamentais. Aula 1. Tema 2 “Modelos de representação”. |
Questão 2/10 - Relações Governamentais
Sobre espécies de representação de interesse, leia o trecho a seguir:
“A expressão representação de interesse é bastante genérica, servindo para expressar ações lícitas e ilícitas, podendo ser entendida, portanto, como tautológica. Considerando as confusões abstratas e concretas do uso indiscriminado de expressões, identificamos cinco que assumem significado de representação de interesse: corrupção, tráfico de influência, lobby, relações governamentais e advocacy. Para facilitar o entendimento, a solução é analisar as diferentes expressões como espécies de representação de interesse.”
Considerando a contextualização acima e os conteúdos discutidos na disciplina de Relações Governamentais, acerca das espécies de representação de interesse, assinale a alternativa abaixo que apresente, corretamente, a distinção entre Lobby e Tráfico de Influência:
Nota: 0.0
[pic 2] | E | Para a caracterização de tráfico de influência é necessário obter vantagem, lançando mão do prestígio alcançado por uma rede de relações frente a um agente público, com poder ou influência nos espaços de decisão política, logo é uma espécie ilícita de representação de interesse. O lobby é uma ação realizada com vistas a influenciar os tomadores de decisão de forma profissionalizada, sendo uma espécie de representação de interesse lícita. |
Questão 3/10 - Relações Governamentais
O Estado desenvolvimentista, que surge a partir da década de 1930, passa por um interregno na década de 1990 (momento de inflexão liberal). Com a chegada de Luís Inácio Lula da Silva ao
poder, no início dos anos 2000, temos um retorno ao desenvolvimentismo, marcado por algumas transformações.
Sobre estas transformações do desenvolvimentismo com a chegada de Lula ao poder, reflita a partir do trecho a seguir:
Considerando a contextualização acima e os conteúdos discutidos na disciplina de Relações Governamentais, sobre as transformações na retomada do desenvolvimentismo pelo governo Luís Inácio Lula da Silva, analise as afirmações abaixo observando o que diferencia o desenvolvimentismo de Lula em comparação ao desenvolvimentismo de Vargas:
I- A chegada de Luís Inácio Lula da Silva ao poder é marcada pelo fim do insulamento burocrático e em substituição ao autoritarismo burocrático, há a ideia de democracia concertada, dentro de um contexto com alta complexidade decisória.
II- Com Luís Inácio Lula da Silva há a compreensão do Estado como um indutor do desenvolvimento, com um programa de desenvolvimento das empresas nacionais, incluindo, de forma especial, o setor industrial nacional.
III- Uma marca do desenvolvimentismo com Luís Inácio Lula da Silva é o oferecimento de algumas condições para inserção de empresas nacionais no mercado internacional globalizado, com vistas ao crescimento de mercados internacionais aos produtos brasileiros.
Assinale abaixo, a alternativa que apresente, corretamente as afirmações que trazem as características que marcam esta transformação no desenvolvimentismo às portas do século XXI:
Nota: 0.0
[pic 3] | D | Apenas as afirmações I e III estão corretas. |
Questão 4/10 - Relações Governamentais
O aumento da fragmentação partidária e do número de partidos políticos efetivos não apenas impactam no processo de decisão política, mas de forma especial, acaba impactando na governabilidade. Para Azolin (2020), a fragmentação partidária e a quantidade de partidos efetivos impactam também na representação de interesse.
Fonte: AZOLIN, Audren Marlei. Do Lobby às relações governamentais: a profissionalização da representação de interesses no Brasil Curitiba: Intersaberes, 2020, Capítulo 2.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos discutidos na disciplina de Relações Governamentais, sobre fragmentação partidária e sua relação com a governabilidade, assinale a alternativa abaixo que indica corretamente, o tipo de impacto na representação de interesse causado pelo aumento da fragmentação partidária e do número de partidos políticos efetivos, segundo a autora:
Nota: 10.0
[pic 4] | B | Há maior qualificação dos profissionais de representação de interesse, verificado no século XXI; Você acertou! |
Questão 5/10 - Relações Governamentais
Compreender as dificuldades do funcionamento do processo de decisão política é imprescindível para o profissional de relações governamentais e institucionais. Quanto maior a complexidade, maior a necessidade de conhecimento técnico e teórico, portanto maior necessidade de profissionalização da representação de interesse. Dito isto, foi nos governos do PT e mais profundamente, a partir do Governo Dilma Rousseff, que o processo de decisão política se tornou mais complexo.
...