COMPONENTE CURRICULAR – CULTURA E SOCIEDADE
Por: 23022008 • 13/2/2016 • Ensaio • 621 Palavras (3 Páginas) • 396 Visualizações
UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
CCS – Centro de Ciências da Saúde
CURSO – Bacharelado Interdisciplinar em Saúde
COMPONENTE CURRICULAR – Cultura e Sociedade TURMA - 2
DOCENTE – Ticiana Ramos DISCENTE – Patícia Costa dos Santos
DATA – 24/11/2015
Fichamento
MARX, K. Manifesto do Partido Comunista. In: REIS Filho, Daniel Aarão (org.). O Manifesto Comunista 150 anos depois. Rio de Janeiro: Contraponto; São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1998.
Citação: “A condição essencial da existência e da supremacia da classe burguesa é a concentração da riqueza nas mãos dos particulares, a formação e a multiplicação do capital; a condição de existência do capital é o trabalho assalariado. Este se baseia exclusivamente na concorrência entre os trabalhadores. O progresso da indústria, de que a burguesia é agente passivo e inconsciente, substitui o isolamento dos trabalhadores, decorrente da concorrência, pela sua união revolucionária através da associação. Com o desenvolvimento da grande indústria, portanto, a base sobre a qual a burguesia assentou o seu regime de produção e apropriação dos produtos é solapada. A burguesia produz, antes de mais nada, seus próprios coveiros. Seu declínio e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis. ”(p.20).
Palavras chave: burguesia; trabalho; proletariado; revolução.
Resumo
O Manifesto do Partido Comunista é reconhecido mundialmente como um dos maiores tratados políticos da história. Essa obra denota a disseminação da corrente comunista e faz duras críticas ao modo de produção capitalista e à forma como a sociedade se estruturou através dele. Busca organizar o proletariado como classe social capaz de reverter sua precária situação e descreve os vários tipos de pensamento comunista, assim como os princípios do socialismo científico.
Karl Marx e Friedrich Engels expõem o modo como o comunismo é debatido na Europa nesse fim da primeira metade do século XIX. Nesse contexto, as potências e grupos de diversas nacionalidades unem-se para fazer frente ao “espectro que ronda a Europa”. A criação do manifesto ocorreu em meio a uma época onde o capitalismo e a burguesia tinham a prevalência do poder, portanto, a desigualdade social entre burgueses e proletariado constituíam um abismo quase intransponível.
A proposta apresentada pelo manifesto do partido comunista é a conquista da união dos trabalhadores (proletariado), os quais, de forma organizada, podem combater a opressão burguesa. Esse documento visa também, o reconhecimento do comunismo como uma força a partir da disseminação das suas ideias para todo o mundo.
Além disso, apresenta a relação entre a burguesia e o proletariado, demonstrando como ocorreu a evolução dessas duas classes. Suas ideias, embora escritas há mais de cem anos, podem muito bem ser aplicadas na atualidade, como demonstra o trecho a seguir
“A burguesia suprime cada vez mais a dispersão dos meios de produção, da propriedade e da população. Ela aglomerou as populações, centralizou os meios de produção e concentrou a propriedade em poucas mãos. Resultou daí a centralização do poder político. ”
...