CURRÍCULO MULTICULTURAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Uma reflexão à luz das DCN’s
Por: MRS.AMORIM • 20/9/2018 • Artigo • 3.744 Palavras (15 Páginas) • 159 Visualizações
CURRÍCULO MULTICULTURAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Uma reflexão à luz das DCN’s
Fátima Cristina Santos Chaves[1]
Maria Raimunda Amorim Fernandes Silva[2]
Raquel de Moraes Azevedo³
RESUMO
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da construção do currículo multicultural na educação infantil, tendo como base as propostas pedagógicas definidas pelas DCN’s. Para tanto, fez-se necessário realizar uma breve abordagem sobre o contexto histórico e conceitual sobre o currículo e suas implicações na formação cidadã. Logo após, o trabalho contempla o multiculturalismo, seu conceito, perspectivas e a importância dos educadores compreender e proporcionar aos alunos oportunidades iguais de aprendizagem e de conviver com a diversidade cultural. Em seguida, procura-se analisar o conjunto de práticas propostas articuladas pelas DCN’s, visando integrar as experiências e os saberes das crianças de 0 a 5 anos de idade com o conhecimento que faz parte da diversidade cultural. Por fim, considera-se que a discussão sobre o processo de construção do currículo por parte dos profissionais de educação deve também estar presente na educação infantil.
PALAVRAS – CHAVE: Currículo. Multiculturalismo. Educação infantil.
ABSTRACT
This article aims to reflect on the importance of the construction of the multicultural curriculum in children's education, based on the pedagogical proposals defined by the DCN's. Therefore, it was necessary to make a brief approach on the historical and conceptual context about the curriculum and its implications on citizen training. Subsequently, the work contemplates multiculturalism, its concept, perspectives and the importance of educators to understand and provide students with equal opportunities for learning and living with cultural diversity. Next, we seek to analyze the set of proposed practices articulated by the DCNs, aiming to integrate the experiences and knowledge of children from 0 to 5 years of age with the knowledge that is part of cultural diversity. Finally, it is considered that the discussion about the process of construction of the curriculum by the education professionals should also be present in early childhood education.
KEY – WORDS: Curriculum. Multiculturalism. Child education.
INTRODUÇÃO
A ideia de elaborar um estudo sobre a importância do desenvolvimento do currículo multicultural na educação infantil deve-se ao fato de que a transformação no processo de educação sempre foi a maior aposta para que haja transformação na realidade do contexto político, social e cultural das futuras gerações. Essas mudanças serão o ponto de partida para novas práticas educativas no campo da educação infantil, com o intuito de contemplar a responsabilidade com a formação da criança ligada a extensão do cuidar ao educar.
Sabemos que a criança pequena que está inserida na educação infantil, é tida como uma pessoa que aprende com o lúdico, merecedora de respeito, cuidado e uma educação de qualidade. Portanto é de suma importância olhar para essas crianças como um indivíduo pertencente a um meio social diverso e composto por diferentes culturas, hábitos e costumes, por isso elas devem ser preparadas para ser capazes de conviver nesse meio de forma harmônica e respeitosa.
Diante do exposto, faz-se necessária uma análise sobre o que diz as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCN’s), quanto as relações do sujeito com as diferentes raças, etnias, crenças e gênero, a fim de compreender a importância do reconhecimento das diversidades culturais, bem como sua identidade.
Dessa forma, temos com este trabalho, a pretensão de refletirmos sobre as concepções do currículo multicultural no que tange as práticas educativas dentro do contexto da educação infantil. Além disso, identificar a importância da construção de um currículo que atenda as especificações culturais e sociais dos alunos e da comunidade na qual a escola está inserida, de forma a transformar a realidade destes envolvidos.
UMA BREVE ABORDAGEM HISTÓRICA e conceitual SOBRE o currículo
O conteúdo é o meio que guia o aluno ao progresso e todo cidadão deve ter compromisso com o que é ensinado nas escolas, já que o indivíduo que irá viver na sociedade é formado pelas instituições e o currículo é essencial para esse processo.
O currículo é muito mais do que um programa de disciplina, ele se caracteriza por todas as vivências, tudo que acontece na escola e no entorno. É um dos conceitos mais importante que emergiu do campo dos estudos educacionais e assim traçando uma ligação entre a teoria educacional e a prática pedagógica. As teorias curriculares foram se desenvolvendo a partir dos movimentos que foram ocorrendo ao longo da história, relacionados diretamente ou não a educação. Além disso, ele é um grande formador de identidade tanto pessoal como social. Trata-se de um ramo cheio de valores, ideologias, forças e interesses.
Compreender os diferentes movimentos históricos que marcaram o desenvolvimento do currículo é de extrema importância para podermos compreender a realidade escolar. As diversas transformações que vão ocorrendo na história do currículo, não é algo que acontece em um vazio.
O currículo, nos anos anteriores a 1900, enfatizou valores baseados nas tradições históricas do ocidente. Nos anos que precederam o século XIX, o currículo foi centrado basicamente em desenvolvimento de habilidades profissionais (GESSER, 2002, p.72).
Naquela época a educação estava fortemente ligada à responsabilidade familiar. O currículo não existia de uma forma organizada, os conhecimentos transmitidos para as gerações posteriores eram resultados de valores cristãos.
O currículo surge-se efetivamente nos Estados Unidos como um campo profissional especializado. Esse fato ocorreu devido às mudanças sociais que surgiram com a chegada da sociedade industrial. Apesar de emergir através de um movimento histórico, a conjuntura não teve uma relação direta com a escola. Junto com os domínios e as transformações sociais, ocorreu uma grande revolução da ciência.
...