Classes e Movimentos Sociais
Por: NILLFIGUEIREDO • 2/12/2019 • Trabalho acadêmico • 944 Palavras (4 Páginas) • 246 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
ALUNO/A: NILCÉIA G.BARBOSA FIGUEIREDO RU:2379136
RELATÓRIO DE PESQUISA
Portfólio
GRAVATAÍ – RS
2018
[pic 1]
CLASSES SOCIAIS E MOVIMENTOS SOCIAIS
1-INTRODUÇÃO
Tendo como base os estudos sobre “Sociedade Civil Organizada”, o presente trabalho está organizado em duas partes: O “conceito” de Movimentos Sociais sob da visão de alguns autores e ‘Relatório” elaborado após visita a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Gravataí, realizada no dia 14 de maio de 2018. Tem por objetivo, demonstrar as várias etapas de evolução dos movimentos sociais desde o século XVIII até os dias atuais em prol da defesa dos direitos humanos e também a importância da conscientização da importância de respeitar e promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla.
2-O MOVIMENTO SOCIAL E A INCLUSÃO SOCIAL
2.1- CONCEITO
Os Movimentos Sociais sempre existiram e sempre existirão, em busca de novas conquistas; sejam elas em prol da criatividade, de inovações socioeconômicas ou de direitos de caráter fundamental da humanidade sempre mantendo o foco social de modo organizado. Entre os séculos XVIII e XIX é que de fato ocorre o início das revoluções e mobilizações por melhorias nas condições trabalhistas. Mas a luta por melhores condições de trabalho e de vida provém de tempos atrás; ainda no Brasil colônia, contra a dominação e exploração, onde negros, índios, brancos e mestiços pobres surgem com ideologias libertárias. Podemos então afirmar que Movimento Social refere-se a uma ação dos homens na história por um pensar em comum. Segundo Maria da Glória Gohn (2000) os Movimentos se situam em um cenário marcado por lutas, conflitos e contradições originado dos problemas da sociedade, afinal a sociedade em que vivemos continua dividida em classes, nas quais existem interesses, perspectivas, valores, ideologias e projetos políticos, que são distintos de acordo com cada grupo. Touraine (1989), por sua vez, propõe uma subdivisão que considera a existência de Movimentos Messiânicos, Camponeses, de defesa Comunitária, de defesa da Identidade, das lutas urbanas e de novos movimentos. Na atualidade os principais Movimentos Sociais atuam por meio de redes sociais; locais, regionais, nacionais e internacionais, utilizando -se da internet como meio de comunicação e informação; assim construindo ações coletivas, propostas e principais demandas a serem reivindicadas. Finalmente, os Movimentos Sociais atualmente buscam parcerias com outras entidades da sociedade civil e política para melhor atuação construindo assim novos modelos de inovações sociais.
2.2- RELATÓRIO DE VISISTA
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Gravataí – APAE/G é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, está filiada a Federação Estadual do Rio Grande do Sul e Federação Nacional das APAES. Referência no país pelo seu trabalho de excelência, prestando serviço de atendimento destinado às pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e suas famílias. Foi criada e fundada em 12/06/1969 e tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos, orientação, prestação de serviços, apoio à família, direcionados a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidária. Atualmente cerca de 200 pessoas são atendidas, sendo essas divididas em grupos: Serviço de Estimulação Precoce, destinado a crianças na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, voltado para jovens com idade acima de doze anos e Consultoria em Inclusão de Pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho, visando assessorar empresas do Município para a inclusão de jovens adultos a partir de 18 anos. Nos últimos anos alcançou avanços com relação aos serviços prestados. Esses avanços, certamente, foram obtidos porque pessoas, organizações e empresas compreendem o trabalho desenvolvido e contribuem efetivamente para que aconteçam. Atualmente conta com uma equipe formada por 17 funcionários e a contribuição de voluntários (profissionais de diversas áreas). As atividades desenvolvidas promovem autonomia e independência dos usuários.
...