Componente Curricular: Introdução à Ciência Política
Por: Domingos Braga • 2/10/2018 • Trabalho acadêmico • 431 Palavras (2 Páginas) • 221 Visualizações
Universidade Federal do Amapá – UNIFAP[pic 1][pic 2]
Departamento de Educação a Distância
Curso de Graduação de Licenciatura em Sociologia
Tarefa Avaliativa III
Componente Curricular: Introdução à Ciência Política
Professor Formador: Prof. Miquéias Serrão Marques
Acadêmico: Domingos Braga Da Costa Filho
Data de envio: 07/06/2018
Com base no texto de Francisco Wefort "Marx: política e a revolução", argumente sobre o conceito de Estado moderno desenvolvido por Marx em "O 18 Brumário de Luís Bonaparte".
A confiança de Marx na utilização do estado é como um instrumento para a revolução do proletariado com a convicção de que no estado moderno conquistou finalmente a hegemonia exclusiva do poder político do estado representativo moderno. O governo do estado moderno não é mais que uma junta que administra os negócios comuns de toda classe burguesa. Nesta circunstância o primeiro passo da revolução operária é a elevação do proletariado a classe dominante e a este passo Marx designa como “ a conquista da democracia “.
Marx, através de uma análise de toda a sociedade e contexto histórico franceses, vai explicar que esse "fim" o golpe já era previsto, devido aos rumos que a França vinha tomando nos últimos anos. Ele analisa as relações de poder, os jogos de interesses, entre outros aspectos que estavam contidos na república que estava vigente na época, chamada por ele de "república burguesa", que resultaram no golpe e, depois, viria a se tornar o imperialismo de Luís Bonaparte. Algo que é relevante em meio a isso é perceber como o proletariado é evitado e vítima de impetuosas investidas para que não se sobressaia, visto que é a classe da qual é unicamente possível prover a revolução. E o que é mais evidente nessa obra do autor é a prova empírica do que ele conceituou anteriormente: a luta de classes. Todos esses jogos de poder, decisões tomadas, enfim, tudo que envolva aspectos políticos e sociais caracterizam, portando, a luta de classes.
O 18 Brumário de Luís Bonaparte e percebe-se já no título o sarcasmo de Marx em relação ao golpe é, por assim dizer, o "fechamento com chave de ouro" até aquele momento da explicação e veracidade do conceito de Marx sobre a luta de classes e, mais especificamente, sobre as classes em si, presentes na realidade empírica. Ele utiliza todo um aparato factual para mostrar que as transformações só são possíveis através do coletivo organizado conscientemente a classe e não somente pelo indivíduo. Era necessário que a classe operária utilizasse de suas práxis para transformar sua realidade e não ser subjugada a heróis de araque como foi Napoleão.
...