DISTURBIOS ALIMENTARES
Por: Daniella Rodrigues • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 443 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
Instituição: Universidade Tiradentes
Curso: Odontologia
Disciplina: Fundamentos Antropológicos e Sociológicos
Docente: Patricia Santos Silva
Atividade: Produção da Aprendizagem Significativa (PAS)
Produto: Relatório de Atividade – I Unidade
Estudante: Emerson Douglas da Silva
Valor: 7,0 pontos
Ao longo do tempo, os hábitos alimentares sofreram grandes modificações que acabaram prejudicando a qualidade de vida das pessoas. Atualmente, os indivíduos consomem alimentos ricos em gordura, açúcar e sódio e pobres em nutrientes, eliminando a baixa ingestão de alimentos saudáveis e indispensáveis, como frutas, verduras, legumes e grãos integrais.
Nada é mais representativo para a identidade cultural de um povo do que culinária e os alimentos que a constituem. Os processos de estreitamento das barreias territoriais gerados pela globalização, teve a princípio o fator econômico como determinante, visto que a relação compra e venda de diversos produtos desenvolveram o capitalismo e consequentemente promoveram o crescimento da economia mundial. Porém, os rumos dessa união de nações tomaram proporções maiores e passaram a influenciar no modo de vida das pessoas, como, na vestimenta, nos hábitos alimentares, costumes e crenças.
O ato de se alimentar é influenciado por diversos fatores como os valores culturais, sociais, afetivos, sensoriais, religiosos, e econômicos. Assim, as pessoas não procuram exclusivamente preencher suas necessidades de energia e nutrientes, mas almejam alimentos com sabor, textura e cor. A publicidade é a principal responsável por divulgar e influenciar tais características que enchem os olhos dos consumidores, fazendo com que o ingestão exagerada de alimentos calóricos que aliados ao sedentarismo, venham a acarretar sérios problemas de saúde, como doenças ligadas a obesidade.
No processo de colonização do Brasil a mistura de alimentos vindo de países como a África, Portugal, Holanda, e os que aqui eram encontrados fizeram da nossa culinária um referencial de sabor, exotismo, e principalmente de saúde. Porém, ao passar das épocas outros meios alimentares se inseriram na nossa cozinha, como por exemplo, os meios americanos baseados em refeições extremamente saborosas e hipercalóricas, como as que são fornecidas pelos fasts-foods (McDonald’s, Bobs, Burguer King) que oferecem rapidez e satisfação aos consumidores. A minha alimentação é bem variável, vai desde alimentos saudáveis ( frutas, verduras, legumes) até alimentos ricos em calorias ( massas, doces, comidas gordurosas). Para equilibrar esses hábitos, costumo fazer atividades físicas que me excluem parcialmente dos limites de riscos para o desencadeamento de doenças.
Contudo, para que evitemos o aumento de doenças relacionadas à obesidade, é necessário que os governos intensifiquem a ação de programas, já existentes, e que criem mais políticas públicas no que dizem respeito a prevenção e o controle dos problemas relacionados ao consumo excessivo alimentos calóricos, orientando e influenciando uma alimentação saudável e ainda a prática de atividades físicas no nosso cotidiano.
...