Dependencia
Por: Edsoom • 5/6/2015 • Trabalho acadêmico • 690 Palavras (3 Páginas) • 505 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Ciências Sociais
NOME | |
RA |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
Taboão da Serra
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Ciências Sociais
Atividade de Autodesenvolvimento
Atividade desenvolvida para a disciplina Ciências Sociais apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, orientado pela Tutora
Anhanguera Educacional
Taboão da Serra
2015
- Apresentação do Filme:
Titanic
Conhecido como a tragédia do navio condenado, foi lançado em 1997 e foi um grande sucesso comercial e de críticas, ganhando 11 prêmios da academia. Foi escrito, dirigido, coproduzido e coeditado por James Cameron que também ganhou o prêmio de melhor diretor. O navio “indestrutível” foi inaugurado em 1912, era um navio belíssimo e luxuoso que comportava 2.223 passageiros, entre ele dois jovens que vivem um romance proibido, pois são de diferentes classes sociais.
Jack Davison interpretado pelo ator (Leonardo DiCaprio), ganha uma passagem para o navio em uma aposta, onde também viaja Rose Dewitt Bukater interpretada pela atriz (Kate Winslet). Rose era noiva, mas não amava o seu companheiro, era um noivado para salvar as condições financeiras de sua família. Infeliz com sua vida ela tenta suicídio, onde conhece Jack que a salva e deste modo acendendo um amor à primeira vista, além do romance o filme retrata o heroísmo dos membros da tripulação e os músicos tocando uma música edificantes para o fim, mesmo vendo o navio se quebrar ao meio, embora a história de amor seja fictícia, tripulação e muitos dos passageiros, foram baseados naqueles que estavam realmente a bordo do navio real.
Por um erro de percurso o grande navio acaba se chocando a um iceberg e matando 1.517 passageiros e tripulantes.
- Análise das técnicas utilizadas no filme (efeitos especiais, computação gráfica, som, montagem, luz etc.) e seus efeitos sobre a narrativa e o espectador. Reflita sobre como as técnicas funcionam para criar a ilusão de realidade, de perfeição e de um mundo que, apesar de perfeito, é extremamente ilusório aos nossos
olhos.
Na atualidade muitos são os recursos técnicos disponíveis para utilização na produção de qualquer projeto cinematográfico, mas na época de “Titanic – o filme” estes recursos ainda estavam em fase de descobrimento. Mesmo assim, não podemos dizer que a ilusão criada pelos efeitos especiais deixou a desejar. Muito pelo contrário. Realmente o espectador pôde mergulhar na trama, que parece estar acontecendo de fato naquele instante.
Para que isso fosse possível, foram usadas: miniaturas – nem tão pequenas assim – idênticas ao Titanic de aproximadamente 1/8 do tamanho do real; câmeras criadas especialmente para suportar a pressão do mar e assim puderem visitar os destroços do verdadeiro navio e então se familiarizar, o que contribuiu para a superprodução; parede verde; plataforma digital; computação gráfica; entre outros.
Toda a preocupação do idealizador dessa produção, James Cameron, tornou a ilusão uma realidade premiada mais de 20 vezes. Entre essas, Oscar de Melhores Efeitos Visuais e Oscar de Melhor Edição de Som.
...