Desenvolvimento Como Liberdades
Por: hairinycaires • 6/10/2019 • Resenha • 1.690 Palavras (7 Páginas) • 181 Visualizações
Contraste com visões mais restritas: pib, renda, industrialização, prog. Tec e modernização.
Desenvolvimento como processo de expansão das liberdades reais que as pessoas desfrutam.
(O cresci mento do PNB ou das rendas individuais pode ser muito importante como um meio de expandir as liberdades desfrutadas pelos membros da sociedade. Mas as liberdades dependem também de outros determinantes, como as disposições sociais e econômicas: educação, saúde e direitos civis)
O desenvolvimento requer que se removam as principais fontes de privação de liberdade: pobreza, tirania, carência oportunidades econômicas e destituição social, negligencia de serviços públicos e intolerância ou interferência excessiva de Estados repressivos.
Liberdades substantivas (liberdade de participação politica e educação básica e assistência medica) são componentes constitutivos do desenvolvimento. E sua relevância para o desenvolvimento não deve ser estabelecida com base na contribuição para o PIB.
Dissonância entre renda per capita e liberdade de vida longa e viver bem: africa do sul e brasil mais ricos que sri lanka e estados da índia com expectativas de vida mais elevadas.
As liberdades não são apenas os fins primordiais do desenvolv imento, mas os meiosprincipais.
Além de reconhecer a importância da liberdade, é necessário entender a relação empírica de vincula umas às outras, liberdades diferentes.
Liberdades políticas ajudam a promover a segurança econômica.
Oportunidades sociais (educação e saúde) facilitam a participação economica.
Facilidades econômicas (participação no comércio e na produção) podem ajudar a gerar a abundância individual, além de recursos públicos para os serviços sociais.
Liberdades de diferentes tipos podem fortalecer umas às outras.
Visão: de agente livre e sustentável: motor fundamental do desenvolvimento.
Com o portunidades sociais adequadas, os indivíduos podem efe tivamente moldar seu próprio des tino eajudar uns aos outros.
Não precisam ser vistos como beneficiários passivos de programas de desenvolvimento: Impaciência construtiva
Em síntese, o autor relata que há Cinco tipos distintos de liberdade vistos de uma perspectiva “instrumental”.
Sãoeles: Liberdades políticas; Facilidades econômicas; Oportunidades sociais; Garantias de transparência e Segurança protetora.
Cada um desses tipos distintos de direitos e oportunidades ajuda a pro mover a capacidade geral de uma pessoa.
Além de reconhecer a importância avaliatória da liberdade, precisamos entender a notável relação empírica que vincula, umas às outras, liberdades diferentes.
Analisando e comparando os níveis de renda de grupos populacionais dos Estados Unidos, Sen aponta como a população afroamericana é relativamente mais pobre que a de americanos brancos, mas muito mais ricos qu1/Q3TUJP-[ando comparados com habitantes oriundos do chamado Terceiro Mundo.
Todavia, os afroamericanos têm chances absoluta mente menor es de alcançar idades mais avançadas quando comparado a esses mesmos habitantes do Terceiro Mundo, como China, SriLanka ou partes da Índia.
A explicação para esses contrastes perpassam as disposições sociais e comunitárias como cobertura médica, serviços de saúde públicos, educação escolar,prevalência de violência etc. Co mparando tais grupos diante desta perspectiva, fica evidente que osafro-americanos são, dessa forma, mais excluídos e limitados no que se refere ao quesito de liberdade que os chineses ou indianos, ainda que detenha m maior renda quando comparado a estes mesmos grupos.
...