Dimorfismo sexual é o que diferencia a espécie humana anatômica e fisiologicamente
Por: OrlandoiGilziane Paulist • 5/1/2017 • Trabalho acadêmico • 943 Palavras (4 Páginas) • 582 Visualizações
ANTROPOLOGIA CULTURAL
1. O que é dimorfismo sexual?
Dimorfismo sexual é o que diferencia a espécie humana anatômica e fisiologicamente
2. Defina endoculturação.
Endoculturação é o processo permanente de aprendizagem de uma cultura que se inicia com assimilação de valores e experiências a partir do nascimento de um indivíduo e que se completa com a morte.
Este processo de aprendizagem é permanente, desde a infância até à idade adulta de um indivíduo.
A medida que o individuo nasce, cresce, e desenvolve, ele aprende envolvendo-se cada vez mais a agir da forma que lhe foi ensinado
3. O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. Isso é correto? Não. Por quê?
Porque existe uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais. E mais: que é possível e comum existir uma grande diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente físico.
4. Defina etnograficamente o vocábulo “Culture”.
É este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade
5. O que Geertz escreveu a respeito da moderna teoria antropológica?
Geertz escreveu que o tema mais importante da moderna teoria antropológica era o de "diminuir a amplitude do conceito e transformá-lo num instrumento mais especializado e mais poderoso teoricamente". Em outras palavras,
o universo conceitua) tinha atingido tal dimensão que somente com uma contração poderia ser novamente colocado dentro de uma perspectiva antropológica.
6. Quais as duas propriedades que diferenciam o homem dos demais animais, segundo Kroeber?
1º) A possibilidade da comunicação oral.
2º) A capacidade de fabricação de instrumentos capazes de tornar mais eficiente o seu aparato biológico
7. Qual a crença comum de Taylor e Bastian?
Como Adolf Bastian (1826-1905), Tylor acreditava na "unidade psíquica da humanidade.
8. Segundo Franz Boas, quais as tarefas que a Antropologia executa?
a) a reconstrução da história de povos ou regiões particulares;
b) a comparação da vida social de diferentes povos, cujo desenvolvimento segue as mesmas leis.
9. O que o homem perdeu ao adquirir cultura?
Ao adquirir cultura perdeu a propriedade animal, geneticamente determinada, de repetir os atos de seus antepassados, sem a necessidade de copiá-los ou de se submeter a um processo de aprendizado.
10. Antropologicamente falando, o ser humano é dotado de instintos?Por quê?
Sim, porque é pelo estinto que o homem busca ou recusa algo de que precisa.
11. Você acredita que o homem do passado teve vida arborícola? Explique.
Sim, porque por mais que as ideias a cerca do evolucionismo se contradizem podemos observar que evolução do homem se deu pelo fato de ele buscas meios para a sobrvivencia de forma que não importasse onde ou como.
12. Mencioneas teorias idealistas de cultura, que subdivide em três diferentes abordagens.
A primeira delas é a dos que consideram cultura como sistema cognitivo, produto dos chamados "novos etnógrafos".
A segunda abordagem é aquela que considera cultura como sistemas estruturais, ou seja, a perspectiva desenvolvida por Claude Lévi-Strauss, "que define cultura como um sistema simbólico que é uma criação acumulativa da mente humana.
A última das três abordagens, entre as teorias idealistas, é a que considera cultura como sistemas simbólicos.
13. Por que o exercício de atividades consideradas como parte da fisiologia humana podem refletir diferenças de cultura?
Porque cada cultura tem um determinado padrão para este fim
14. Defina etnocentrismo.
O etnocentrismo, de fato, é um fenômeno universal. É comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo a sua única expressão.
15. Porque a apatia opõe-se ao etnocentrismo?
Porque em lugar da superestima dos valores de sua própria sociedade, numa dada situação de crise os membros de uma cultura abandonam a crença nesses valores e, conseqüente-mente, perdem a motivação que os mantém unidos e vivos.
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