Educação popular
Por: Felipe Freitas • 27/7/2015 • Trabalho acadêmico • 773 Palavras (4 Páginas) • 198 Visualizações
A Literatura de Pedagogia e de Educação popular insistem muito na produção e transmissão de cohecimentos e conteúdos, em conhecimento de teorias e metodologia, em produção e circulção de informações. Enfim, insistem bastante na dimensão intelectual da educação. Pouca atenção se dá à sua dimensão afetiva e prática. É como se a educação tivesse a ver, quase que exclusivaente, com o conhecimento, com a ordem intelectual. p. 111
Sustentamos, entretanto, que a educação tem como objetivo e instrumento o saber e não só o conhecimento. p.111
O saber é o sentir/pensar/agir das pessoas, gupos, categorias, classes sociais. O saber inclui, portanto, a dimensão intelectual, a dimensão afetiva e a dimensão prática. O saber é a cultura. p.111
O saber é sabedoria ou idiotice. É o modo de atuar profundo, tranquilo, coerente ou modo de atuar confuso, incoerente, inseguro. p.111
Educação não é, portanto, o processo de rodução, transmissão, reprodução de conhecimento. É a produção ou reprodução de modos de sentir/pensar/agir. p. 112
Desqualificam-se dimensões fundamentais da vida das pessoas, o que do ponto de vista da Educação Popular que se pretente, significa desqualificação e empobrecimento das pessoas. p. 112
Todas as pessoas, pelo que fazem ou deixam de fazer, interferem no sentir/pensar/agir de outras pessoas. Por isso todas as pessoas são educadoras. É neste sentido que se diz que toda relação é, necessariamente, uma relaação pedagógica. p.112
O processo educativo está também inserido num contexto econômico, político e cultural, nacional e internacional. p. 113
As pessoas e os outros elementos da natureza transformados em mercadoria e em capital só tem alguma importância enquanto estiverem sendo úteis no processo de produção de mercadorias. p.113
O capitalismo atual exclui pessoas, regiões, ramos da produção e países. p. 113
A educação que queremos é a formação de pessoas mais sabidas. É a busca do equilíbrio e aprofundamento dos sentidos, das emoções, dos conhecimentos, da atuação. É a transformação do senso comum em bom senso, em sabedoria. p.114
Ser mais sabido é bem mais do que ser mais erudito. O conhecimento, insiste-se, é um dos elementos essenciais do saber, mas não é o único e nem o mais importante. p.114
O indicador do resultado educativo que aqui se pretende não é, portanto, a erudição. É situar-se bem no contexto de interesse. É usar armas adequadas nas lutas por objetivos econômicos, políticos, culturais, afetivos, religiosos... É a serenidade no modo de lutar. p. 115
Em síntese: a Educação Popular é a formação de pessoas mais sabidas e mais fortes para cconseguir melhor retribuição à sua contribuição econômica, política e cultural; mais sabidas e mais fortes para serem reconhecidas como pessoas e trabalhadoras; mais sabidas e mais fortes para serem tranquilas e felizes e para terem uma convivência construtiva e preservadora com o meio ambiente físico e humano. p. 115
A nossa Educação Popular é uma perspectiva e um modo de atuar, modo que é uma exigência de coerência com a perspectiva de formar pessoas mais sabidas e relações sociais mais justas e felizes. p. 116
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