FONTES DE POLUIÇÃO SONORA
Por: Daniel De Sales Lopes • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 808 Palavras (4 Páginas) • 534 Visualizações
FONTES DE POLUIÇÃO SONORA
As fontes de poluição sonora são várias. Atualmente esse tipo de poluição está se tornando objeto de preocupação do Poder Público e da população. A seguir ,estão as principais fontes de emissão de ruídos.
4.1 CULTOS RELIGIOSOS:
Constitui um direito fundamental do indivíduo, previsto no artigo 5º, inciso VI, da Constituição da República Federativa do Brasil a realização de cultos religiosos,contudo deve-se conciliar essa liberdade com a preservação do meio ambiente, descritos na Resolução CONAMA 001/90, que prescreve a observância dos padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Além desta, a NBR 10.152 determina que o nível de ruído em igrejas e templos deve ser de, no máximo, 50 decibéis para não ferir o direito ao sossego e a saúde.
4.2 BARES E CASAS NOTURNAS
Os bares e as casas noturnas, objeto de diversão de muitas pessoas em grandes centros urbanos,é uma das principais fontes causadoras de poluição sonora,e apesar da imensa perturbação, aumentam dia-a-dia.
Os ruídos produzidos por essas atividades acabam por prejudicar o sossego de moradores vizinhos. Para tanto, aplica-se, também, a Resolução 001/90 do CONAMA no que diz respeito ao seguimento da NBR 10.151 para controle da intensidade do ruído.
Os bares e as casas noturnas, para o seu regular funcionamento, deverão adequar-se aos padrões fixados para os níveis de ruídos e vibrações previstos na NBR 10.152.
4.3 AEROPORTOS
Outra fonte de poluição sonora é o transporte aéreo, onde os ruídos por eles produzidos mostram-se incompatíveis com os padrões permitidos. Esta fonte de poluição sonora acentuou-se com a chegada dos aviões a jato que são acompanhados de ruídos de grande intensidade.
Para evitar esse tipo de poluição, a prevenção aos malefícios deve ser feita ainda que o aeroporto tenha sido instalado na localidade antes da ocupação residencial.
4.4 INDÚSTRIAS
As indústrias produzem ruídos que afetam o meio ambiente do trabalho e a vizinhança de um modo geral (meio ambiente artificial). Ao empregar-se o vocábulo indústrias, considera-se toda atividade de construção e obras públicas que, mesmo de forma ocasional, seja fonte geradora de ruídos A poluição sonora por indústrias e o estresse auditivo são a terceira maior incidência de doenças do trabalho. Ao projetar-se para além do âmbito interno do estabelecimento, ocorre os ruídos ambientais contínuos, atingindo a vizinhança e os próprios trabalhadores.
A Lei 6.803/80 dividiu as áreas em: zona de uso estritamente industrial, predominantemente industrial e de uso diversificado para sanar o problema. Além disso, preceituou-se que o ruído é vetor determinante da alocação do estabelecimento a uma zona adequada.
4.5 VEÍCULOS AUTOMOTORES
Nas grandes cidades o trânsito é tido como grande causador do ruído. Veículos com escapamento furado ou enferrujado, com alterações no silencioso ou no cano de descarga, alterações no motor e os maus hábitos ao dirigir: acelerações e freadas bruscas e o uso excessivo da buzina são responsáveis por cerca de 80% (oitenta por cento) das perturbações sonoras considerando o tráfego urbano em conjunto.
O CONAMA, que estabelece na Resolução 08, de 31 de agosto de 1993 junto ao Código de Trânsito Brasileiro, determinando em seu artigo 104, entre outras prescrições, o controle de emissão de ruídos, os quais deverão ser avaliados através de inspeção periódica, tem por objetivo diminuir os ruídos no trânsito.Também, o artigo 105, inciso V, determinou a obrigatoriedade da utilização de dispositivo destinado ao controle de emissão de ruído, segundo as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito.
...