Lixo: destino, danos e soluções
Por: letspc • 23/6/2015 • Relatório de pesquisa • 1.022 Palavras (5 Páginas) • 191 Visualizações
O Lixo
É claro que você sabe o que é lixo, né? A casca da banana, a garrafa do refrigerante, a latinha… Todo resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas pode ser chamado de lixo. Sendo assim, podemos dizer que o lixo não se limita aos restos de sua casa (lixo urbano), mas a uma infinidade de resíduos que podem ser gerados pela atividade humana, como o lixo hospitalar e o lixo nuclear.
Aqui você verá o problema que o lixo representa na sociedade atual e os danos que pode causar ao meio ambiente. Também verá os destinos que o lixo pode tomar e algumas soluções para esse problema.
Então, garanta que está pronto para a aula “mais suja” desta plataforma e vamos lá!
Destinos do lixo
Você acabou de ver que cerca de 38 mil toneladas de lixo são despejadas diariamente em qualquer lugar. Mas e as outras 140 mil toneladas? Quais são os possíveis destinos que o lixo pode tomar?
Agora você conhecerá quatro destinos do lixo:
- lixões;
- aterros sanitários;
- aterros controlados;
- incineradores.
Começaremos pelos lixões!
Chorume
Você acabou de ver que um dos problemas dos lixões é o chorume. Mas você sabe o que é o chorume?
O chorume é um líquido escuro e viscoso formado por água e substâncias presentes no lixo. Frequentemente, contém metais pesados e, por isso, é extremamente nocivo à saúde.
A penetração do chorume no solo pode alcançar lençóis freáticos e contaminar a água.
Aterros sanitários
Outro destino que o lixo pode ter é o aterro sanitário.
Nos aterros, o lixo é compactado por camadas de algum material inerte, isto é, formado por substâncias que dificilmente reagem com os compostos do lixo.
[pic 1]
Disponível em: http://www.autossustentavel.com. Acesso em: 20 ago. 2013 (adaptado).
Este local possui cinco principais características que minimizam os danos que o lixo pode causar ao meio ambiente. Vamos, agora, vê-las de maneira mais detalhada.
Características do aterro que minimizam danos ambientais
- Impermeabilização da base do aterro: evita o contato do chorume com as águas subterrâneas.
- Instalação de drenos de gás: canal de saída do gás do interior do aterro. O biogás pode ser recolhido para o aproveitamento energético.
- Sistema de coleta de chorume: a coleta de chorume deve ser feita pela base do aterro. O chorume coletado é enviado a lagoas previamente preparadas com impermeabilização do seu contorno ou enviados para tanques de armazenamento fechados.
- Sistema de tratamento de chorume: após coletado, o chorume deve ser tratado antes de ser descartado no curso de um rio ou em uma lagoa.
- Sistema de drenagem de águas pluviais: o sistema de captação e drenagem de águas de chuva visa escorrer a água por locais apropriados para evitar a infiltração que gera o chorume.
Aterro controlado
Entre o lixão e o aterro sanitário, que você acabou de ver, costuma existir um “meio-termo” chamado de aterro controlado.
Normalmente, os aterros controlados são lixões alterados para minimizar os danos ambientais. Neles, áreas adjacentes ao que era o lixão são preparadas com cobertura e há o recolhimento de parte do chorume para essas regiões. O biogás produzido pela decomposição é queimado, e o lixo é coberto com terra ou saibro para que não fique exposto e atraia animais.
Observe, no slide a seguir, três imagens que comparam esses três possíveis destinos do lixo.
Lixão, aterro controlado e aterro sanitário
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
Incineração
O último destino do lixo que você verá nesta aula é a incineração.
Embora qualquer tipo de lixo possa ser incinerado, este é o destino obrigatório para o lixo hospitalar, que é formado principalmente por seringas, agulhas, luvas, fraldas, sondas e diversos outros materiais originários de hospitais e clínicas.
Esse lixo deve ser incinerado, pois possui substâncias ou micro-organismos que podem fazer mal à saúde. Mesmo o homem não tendo contato direto com este material, pode ser prejudicado por seu descarte incorreto, caso ocorra a contaminação ambiental, por exemplo, da água que é consumida pelo ser humano.
...