MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA PESQUISADORES E ESTUDANTES BRASILEIROS NA CATALUNHA
Por: gabidan • 11/10/2015 • Trabalho acadêmico • 10.462 Palavras (42 Páginas) • 195 Visualizações
[pic 1]
MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA PESQUISADORES E ESTUDANTES BRASILEIROS NA CATALUNHA
APEC
ASSOCIAÇÃO DOS PESQUISADORES E ESTUDANTES BRASILEIROS NA CATALUNHA - ESPANHA
ASOCIACIÓN DE INVESTIGADORES Y ESTUDIANTES BRASILEÑOS EN CATALUÑA - ESPAÑA
Barcelona, 2001
S U M Á R I O
I – APRESENTAÇÃO 3
II - CHEGADA
a) Instalação Inicial 4
b) Dinheiro 6
III - PROVIDÊNCIAS LEGAIS
a) Registro no Consulado do Brasil 6
b) Legalização de Documentos 7
c) Registro na Polícia 7
d) Inscrição na APEC 8
IV - PROCURANDO ONDE MORAR
a) Tipos de apartamentos 8
b) Formas de contratação de imóvel 8
c) Conforto Climático 9
d) A grande busca de "piso" 9
e) Vocábulos fundamentais 10
V - UNIVERSIDADES 11
VI - ESCOLA PARA OS FILHOS 13
VII - ASSISTÊNCIA MÉDICA 13
VIII - TRANSPORTE 14
IX - BANCOS 15
X - ALIMENTAÇÃO E COMPRAS 16
XI - INFORMAÇÕES GERAIS
a)Rede elétrica e telefone 16
b)Correio, Meteorologia e Meios de Comunicação 17
c)Informações Culturais 18
d)Sistema Político e Administrativo Espanhol 19
e)A Catalunha e a Administração Local 20
XII - ENDEREÇOS ÚTEIS
- No Brasil
- Na Espanha e na União Europeia 20
XIII – ATIVIDADES e COORDENADORES ano 2000/2001 23
APRESENTAÇÃO
A Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha - APEC, é uma entidade autônoma, legal e legítima. Entre suas finalidades associativas, desenvolve ações para facilitar a integração e o desenvolvimento acadêmico/pessoal do estudante brasileiro nesta comunidade da Catalunha. No âmbito externo, reinvindicamos junto às instituições públicas e privadas que os brasileiros tenham um tratamento adequado e as melhores condições de trabalho possíveis. No plano interno tentamos auxiliar os associados com medidas simples e práticas, como é o caso deste manual que ora lhe apresentamos.
Entendemos que as experiências na vida de cada pessoa são únicas. Estamos convictos também que os "conselhos que damos" ou opiniões que emitimos são influenciados pela nossa visão de mundo e por nossa prática pessoal, e que muitas vezes, quando tentamos transferi-las para outra pessoa ou situação o resultado é desastroso. Assim que este manual não tem o sentido de dar conselhos, nem tirar o encanto de suas experiências, mesmo que sejam pitorescas ou insólitas.
Sistematizamos uma série de informações recolhidas das experiências vividas de muitos colegas para que você, recém-chegado, tenha uma instalação/adaptação mais suave e mais rápida. Que possa desfrutar conosco de outras experiências muito agradáveis que esta terra oferece e que a situação de estudar no exterior possibilita.
Lembre-se de registrar suas experiências e participe ativamente da nossa associação, indo as reuniões, criticando, sugerindo e mobilizando outros companheiros nesta ação, pois nosso poder de reivindicação e atuação depende da contribuição de todos e de cada um de seus associados, por mais simples que possa parecer.
É importante sublinhar que as informações aqui contidas não substituem documentos, manuais, ou normas oficiais editados pelas instituições públicas e privadas. As informações aqui contidas são resultado de nossa interpretação, no momento em que se edita este manual de orientação, e portanto implica na possibilidade de modificação a medida que o tempo passa.
...