Marx, Weber e Durkeim
Por: larissa_cristh • 24/5/2016 • Trabalho acadêmico • 4.665 Palavras (19 Páginas) • 327 Visualizações
QUESTIONÁRIO DE SOCIOLOGIA
Questões discursivas:
1) Explique qual a influência do Iluminismo no processo de surgimento da Sociologia e mostre o pensamento dos principais filósofos do movimento?
O Iluminismo influenciava a busca de uma nova análise da sociedade na época dos "séculos das luzes". Os grandes filósofos que apoiavam o movimento:
-Montesquieu: Propunha um justo equilíbrio entre a autoridade do poder e a liberdade do cidadão. Para que não exista o abuso da autoridade, o podre deve deter o poder, no que originou a ideia dos 3 poderes.
-Voltaire: Defendia as liberdades civis: de expressão, religiosa e de associação. Criticava a intolerância religiosa e a intervenção da igreja no sistema político.
-Jean-Jacques Rousseau: A propriedade privada era a causa das desigualdades sociais.
2) Faça um pequeno resumo e explique sobre a importância da Revolução Francesa no processo de surgimento da Sociologia.
A revolução francesa contribuiu para a ascensão da burguesia ao poder, e o fim do absolutismo, do feudalismo e do domínio da igreja.Com a burguesia no controle, o modo de produção capitalista é estabelecido e instaurado com o auxílio da revolução industrial. Em decorrência desses fatos as desigualdades sociais se elevaram em toda a Europa e logo mais tarde, no mundo. Em meio disso, houve o surgimento da sociologia para estudar sobre novos fenômenos sociais.
3) Destaque algumas ideias divulgadas pelo Iluminismo.
As ideias do Iluminismo tinham por base o racionalismo. Com isso pregava-se a razão como a fonte do saber, e também a liberdade econômica e antropocentrismo.
4) Quais eram os objetivos (intenções) dos fundadores da sociologia?
O objetivo dos fundadores da sociologia era explicar a vida social buscando dialogar com a civilização capitalista, em suas diferentes fases. Embora eles não quisessem somente dialogar, mas também interferir no rumo da nova civilização.
5) Destaque o pensamento de cada um.
- Saint-Simon:
Precursor do pensamento positivista na sociologia.
Introdutor do pensamento crítico na sociologia.
Criador do socialismo utópico.
Defensor da emancipação da classe trabalhadora e do industrialismo.
Lutou contra as injustiças sociais e pela distribuição mais justa da renda.
- Augusto Comte:
Criou o termo sociologia
Desenvolveu o que chamou de física social
Destacou a sociedade como objeto de investigação cientifica.
Desenvolveu o método positivista nas ciências sociais.
Pretendia alcançar meios que permitissem um equilíbrio social estável.
- Durkheim:
Sistematizou a sociologia concedendo-lhe um objeto de estudo.
Definiu os fatos sociais (instituições) como objeto de estudo.
Deu estatuto de ciência à sociologia ao transformá-la em disciplina acadêmica criando a cadeira de sociologia na Universidade Bordeaux/França.
Definiu o termo sociedade como um conjunto de interações complexas.
- Karl Marx:
Desenvolveu a concepção histórica conhecida como “materialismo histórico”.
Para o mesmo as lutas classes é o motor da história.
Para o sociólogo as sociedades se originam em dois processos complementares: “a formação da infraestrutura” e o “desenvolvimento da superestrutura”.
Desenvolveu a noção de sociedade como: sendo as relações que os indivíduos travam ao realizar um trabalho. Essas relações podem ser de dois tipos: Relação de produção e Relações sociais.
- Max Weber:
Para Weber a Sociologia é uma ciência que procura compreender a ação social. Por isso, considerava o indivíduo e suas ações como ponto chave da investigação evidenciando o que para ele era o ponto de partida para a Sociologia, a compreensão e a percepção do sentido que a pessoa atribui à sua conduta.
De acordo com o autor são as interações que dão origens aos fatos sociais.
Propõe que o objeto de estudo da sociologia seja a ação social.
Propõe uma sociologia compreensiva
6) Quais são os autores considerados “conservadores” e quais são os progressistas e porque razão são considerados assim?
Conservadores: Eram assim considerados pois preferiam a sociedade feudal, acreditavam que somente este sistema poderia criar estabilidade na hierarquia social. Os conservadores eram defensores apaixonados das instituições religiosas, monárquicas e aristocráticas que se encontravam em processo de desmoronamento. Os autores conservadores são: Émile Durkheim e Augusto Comte.
Progressistas: Estes autores iniciarão o trabalho de rever uma serie de idéias dos conservadores, procurando dar a elas uma nova roupagem, com o propósito defender uma transformação social. Alguns exemplos de progressistas são Marx, Weber e Saint- Simon, quando defende o socialismo.
7) Quais são as classes que compõem o sistema capitalista, segundo Marx?
Burguesia, que são os que possuem o meio de produção para transformar a natureza em mercadorias, e os proletariados, que possuem somente o corpo e a disposição para trabalhar.
8) Qual a importância da Sociologia no mundo atual?
A sociologia é importante porque o homem busca cada vez mais, reconhecimento seja no trabalho ou no grupo social. A sociologia no mundo ajuda o homem a se conscientizar e traz para nos ideias para encontrarmos o nosso papel na sociedade , ela é importante para o mundo contemporâneo assim como outras ciências porque se volta especificamente para a compreensão dos problemas sociais.
9) Explique porque a Sociologia constitui um projeto “tenso e contraditório” como pensa Carlos Benedito Martins.
A sociologia constitui um projeto intelectual tenso e contraditório, pois para alguns ela apresenta uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros ela e a expressão teórica do movimento revolucionário.
10) Como o mesmo autor define a Sociologia?
O autor da obra ‘O Que é Sociologia?’ define a disciplina como um conjunto de conceitos, técnicas e métodos de investigação produzidos a fim de explicar a vida social de um indivíduo. Ele diz ainda que a Sociologia constitui um projeto intelectual tenso e contraditório.
...