O Gerenciamento de Empresa Aérea
Por: juniorjcf • 12/9/2018 • Trabalho acadêmico • 600 Palavras (3 Páginas) • 293 Visualizações
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Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Disciplina: Universidade e Ciência
Curso:
Professora: Patrícia Meneghel
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1
No tópico 3 do EVA temos uma indicação de leitura cujo título é: “Os métodos, as técnicas e as variáveis de pesquisa”, elaborado pelos professores Alexandre Mota e Vilson Leonel.
No capítulo 3 do nosso livro didático, a partir da página 46, temos o tópico 3.1 – Elaboração do Projeto de Pesquisa, que fala a respeito das partes que compõe um projeto de pesquisa (tema, objetivos, justificativa, etc).
Com base nos estudos desses textos e entendendo que o “resumo” de um trabalho científico tem por intuito demonstrar, em linhas gerais, o que se constituiu a pesquisa realizada, a forma pela qual ela foi desenvolvida e os resultados obtidos, leia o resumo da dissertação de mestrado intitulada como: Desenvolvimento de um recurso pedagógico interativo : integração do livro eletrónico (eBook) e da Realidade Aumentada (RA) no ensino da matemática, escrita por Sanches, José Manuel Jorge.
Resumo: As constantes inovações introduzidas pelas novas tecnologias da informação têm vindo a influenciar hábitos quotidianos. Os dispositivos eletrónicos já fazem parte do dia a dia das pessoas. Neste contexto, o presente trabalho de investigação pretende conjugar o desenvolvimento de um Livro Eletrónico com um sistema de Realidade Aumentada que proporcione um valor acrescentado num modelo pedagógico para o ensino da matemática do 3.º ciclo do Ensino Secundário. Assim, foi desenvolvido um protótipo que integra o Livro Eletrónico com a Realidade Aumentada, testado num ambiente de sala de aula perante uma amostra de conveniência. Através da realização de um inquérito por questionário aplicado a alunos do 3.º ciclo, pretendeu-se aferir da aplicabilidade deste recurso pedagógico num contexto educacional. Com o recurso à biblioteca em código aberto EPUBGen em java ficou latente a simplicidade do desenvolvimento do Livro Eletrónico no formato ePub. O modelo de Realidade Aumentada pôde ser facilmente implementado com o recurso a ferramentas em código aberto. A biblioteca ARToolkit demostrou a simplicidade de criação de uma aplicação de Realidade Aumentada para o sistema operativo Android. Ainda neste contexto, o IDE Android Studio, facilitou o desenvolvimento de aplicações Android. Constatou-se em testes preliminares que os alunos demonstraram um elevado interesse por este protótipo devido à sua usabilidade, sugerindo a sua implementação alargada no ensino.
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