O Que Afeta o Brasil
Por: Suhh2 • 6/7/2016 • Trabalho acadêmico • 1.457 Palavras (6 Páginas) • 175 Visualizações
O que afeta o Brasil
No Brasil associamos a corrupção aos governantes, e esquecemos que muitas vezes somos próprios colaboradores para esta ação, quando aceitamos algo em troca do voto, quando subornamos policiais para não pagar multas e até mesmo furar fila no banco é um ato de corrupção. Mas isso não quer dizer que os políticos não sejam corruptos, porque eles roubam o que não é deles, fazendo assim mau uso dos recursos públicos.
Nos últimos anos o Brasil vem sofrendo uma crise econômica muito grande, na qual tem afetado muito a população brasileira. Os principais problemas são: violência, educação, moradia, saúde, desemprego, desigualdade social e outros.
Violência: tem aumentado cada dia mais. Violência contra mulheres, crianças, negros, homossexuais, cristãos entre outros. Os crimes estão cada vez mais presentes principalmente nas grandes cidades
Educação: encontra diversos problemas também, escolas mal estruturadas, governo que não mandam verbas adequadas, violência entre professores e alunos, greves, materiais didáticos que vem a mais ou faltando, falta de professores.
Saúde: Talvez seja o setor que de mais vergonha para o Brasil, as pessoas estão cada vez mais aderindo a planos de saúde, pois a situação vai de mal a pior, pessoas tendo que passar noites em fila para conseguir ser atendido e muitas vezes não são, falta de medicamentos, médicos que nem olham na cara do paciente entre outros dos vários problemas.
Desemprego: também há um grande número de pessoas desempregadas, nem só a má formação profissional é o que gera o desemprego, pois as vezes as pessoas vão em busca de um emprego e não dão emprego porque falam que as pessoas não tem experiência, mais como vão ter experiência se não tem oportunidades para adquirirem experiência?
Desigualdade social: a distribuição de renda é muito injusta, enquanto uns tem tanto outros não tem nada, enquanto uma parte vive em mansões luxuosas e comem do bom e do melhor, outros dormem em praças, portas de igrejas e em baixo de viadutos sem ter nem o que comer. Outro caso de desigualdade social também é enfrentado por mulheres que mesmo tendo o mesmo emprego que um homem ganham menos.
Moradia: como já citei acima é uma vergonha as pessoas não terem um lar decente para se abrigar, muitas pessoas morrem por não terem uma casa para se abrigar do frio, ou por sofrerem agressões igual muitos casos que nós vemos na tv de pessoas agredindo, espancando e até mesmo ateando fogo nos moradores de rua.
O Brasil tem diversos problemas e cada dia que passa está piorando mais, mais quem sabe um dia não poderemos viver sem esses problemas.
Diálogo entre João Lucas e Henrique
Certo dia estavam conversando João Lucas e Henrique, sobre a situação no brasil, e disse João Lucas:
– O que você está achando dessa situação vem ocorrendo no Brasil? Será que haverá uma solução para o nosso país?
– Ah meu amigo, o Brasil está indo de mal a pior e acho muito dificíl melhorar! Afirmou Henrique. – Esses dias estava assistindo TV, e o repórter falou que o gasto com um presidiário é maior do que um gasto com um estudante.
– Pois é henrique! Me parece que os governantes não estão nem ai para a educação, que está cada vez mais caótica, escolas mal estruturadas, agressões entre professores e alunos, falta de verbas, greve atrás greve e por aí vai, disse Lucas.
– Mas convenhamos que a saúde anda pior que a educação, esse dias minha prima levou sua filha ao médico e chegando lá as enfermeiras nem quiseram atender, pois tinha que leva-la no posto de saúde de seu bairro, sem contar a vergonha que é nos postos de saúde onde as pessoas passam noites em filas para serem atendidas e as vezes nem conseguem passar pelo médico, e quando consegue o médico nem olha na cara delas. Não sei se você viu esses dias um senhor que morreu na sala de espera de um hospital! disse Henrique.
– Isso não acontece só na TV! Afirmou Lucas – Minha tia ficou doente e foi no hospital, chegando lá ninguém deu atenção, ela ficou das quatorze horas até as vinte duas horas, recebendo medicamentos errados quando perceberam o que havia acontecido já era tarde demais!
– Meu Deus! disse Henrique.
– Mas isso não vem acontecendo de agora, já faz tempo tempo que acontece, entra governo e sai governo e isso não muda! Disse Lucas.
– Hoje em dia parece que o povo não tem mais amor no coração, disse Henrique. – Cada vez que eu entro na internet, ou vejo TV, eu me assusto mais! Violência e criminalidade aumentando, pessoas não podem mais nem sair de casa com medo de serem assaltadas na rua.
– Se fosse só assalto né Henrique? Estaria bom, mais o pior é que muitas vezes o ladrão não se contenta só em roubar, ele tem que matar também, e isso tráz muito sofrimento para as famílias, e não só sofrimento para a família do morto, mas para sua própria família, disse Lucas – Falando nisso, o que você acha desses grupinhos que batem em moradores de rua?
– Acho uma tremenda crueldade, afinal os coitados já não tem nada e esses moleques ainda fazem isso, coisa de quem não tem o que fazer, disse Henrique.
– Se a educação em nosso país fosse outra talvez isso não acontecesse! Afirmou Lucas, com certeza melhoraria muito, não teríamos tanta violência, nem crueldades, nem consumo de drogas, pois jovens assim só podem estarem drogados pra fazerem essas barbaridades!
– São tantas coisas ruins que acontecem Lucas, que se nós falassemos sobre
...