O SERVIÇO SOCIAL
Por: André Luiz De Souza Oliveira • 1/5/2019 • Seminário • 1.605 Palavras (7 Páginas) • 98 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Serviço Social
aline fernanda da silva
Isis Antonia Souza Ferreira
POLÍTICA SOCIAL E SUA TRAJETÓRIA NO BRASIL
[pic 3]
AVARÉ
2017
aline fernanda da silva
Isis Antonia Souza Ferreira
POLÍTICA SOCIAL E SUA TRAJETÓRIA NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de FHTM do Serviço Social III, Fundamentos das Políticas Sociais, Administração e Planejamento em Serviço Social, Ética Profissional em Serviço Social, Seminários da Prática IV.
Maria Angela Santini, Maria Lucimar Pereira, Rosane Malvezzi, Paulo Sérgio Aragão.
AVARÉ
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
Políticas Sociais e os principais traços de sua formatação no Brasil. 4
Movimento de Reconceituação em seus desdobramentos mais críticos no Brasil que formata o atual Projeto Ético Político; 5
competências profissionais com relação à administração e o planejamento de políticas, serviços, programas e benefícios; 6
direcionamento ético do serviço social frente a atual conjuntura política e social tendo como parâmetros os princípios contidos no atual Código de Ética do Serviço Social; 7
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
O trabalho aborda as políticas sociais existentes no Brasil, a cronologia e desenvolvimento de programas e estratégias para diminuir a pobreza em si, a relação que há com a política, o trabalho e obrigações dos assistentes sociais quanto à administração e planejamento de políticas, serviços, programas e benefícios.
E qual a eficácia da atual situação dos serviços e programas existentes?
Houve maior valorização da profissão de serviço social, e suas atribuições, a história do nosso país crescendo, e necessitando desse profissional cada vez mais, abordamos nesse trabalho também a importância do profissional estar se atualizando e conhecendo o contexto que vive, o alcance da comunidade que já está familiarizada com o mesmo e busca o serviço.
Abordaremos a implantação da Lei Organica da Assistencia Social (LOAS), dos centros de referencias de assistencia social (CRAS), do código de ética que foram marco do reconhecimento e normatização da profissão.
DESENVOLVIMENTO
Políticas Sociais e os principais traços de sua formatação no Brasil.
Com a constituição de 1988, a assistencia social passa a ser reconhecida como política social, surgindo então, a política de proteção social.
Surgiu uma nova etapa ao serviço social, com mais reconhecimento e regulamentação das atividades, por exemplo com surgimento da Lei Orgânica de Assistência Social- LOAS em dezembro 1993, e já no primeiro art da LOAS a assistência é definida como direito do cidadão e dever do Estado. E a partir desta definição podemos perceber a principal função que é garantir o direito as necessidades básicas, além de normatizar atingir o maior alcance para promover inclusão e assim surge a Política Nacional de Assistencia Social(PNAS), Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a implantação do CRAS Centro de Referência da Assistencia Social que é onde atualmente a população já se acostumou a procurar para receber ajuda, benefícios e tirar suas dúvidas, enfim o trabalho do assistente social é mais divulgado na comunidade.
Movimento de Reconceituação em seus desdobramentos mais críticos no Brasil que formata o atual Projeto Ético Político;
A reconceituação vem da necessidade de romper com laços conservadores e conseguir defender os interesses populares que foram mudando e essa nova fase do Serviço Social traz uma discussão em nível teórico-metodológico, para que se possam desenvolver as lutas dos segmentos populares, visando a transformação social, origem de uma nova ética profissional.
Foi um marco importante e decisivo na história da profissão e da defesa dos direitos de qualquer cidadão.Uma ruptura com coisas antigas que já não cabiam mais na situação da época,foi um real avanço e desenvolvimento, não sendo apenas executores da política social.Resultou então, numa renovação do serviço social onde houve uma maior integração de teoria e prática e atual projeto ético-político profissional.
A partir deste marco Barroco (2008) afirma que:
No contexto da reorganização política da sociedade civil, em defesa da democratização e da ampliação dos direitos civis e sócio - políticos, os valores ético - políticos inscritos no projeto profissional de ruptura adquirem materialidade, o que evidencia na organização política da categoria, na explicitação de ruptura com o tradicionalismo profissional e no amadurecimento da reflexão de bases marxistas. (BARROCO, 2008, p.168).
competências profissionais com relação à administração e o planejamento de políticas, serviços, programas e benefícios;
O assistente social é uma profissão marcada pela mediação a partir das lutas de classes e posteriormente foi ganhando outras atribuições e maiores responsabilidades.
Assistente Social precisa ter um posicionamento político frente às questões da realidade social, para conseguir distinguir qual é a direção social da sua prática, portanto necessitam assumir valores ético-morais com base no Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais (Resolução CFAS nº 273/93)5. Esse profissional tem que conhecer a realidade social, política, econômica e cultural com a qual trabalha. O assistente social precisa estar atualizado com o mundo, a política, as necessidades que a população apresenta, além de ter habilidades técnicas que permitam ao mesmo desenvolver as ações profissionais junto à população usuária e às instituições contratantes, garantindo assim uma inserção qualificada no mercado de trabalho, que responda às demandas colocadas tanto pelos empregadores, quanto pelos objetivos estabelecidos pelos profissionais e pela dinâmica da realidade social.
...